Desfile encerra curso de Estilista de Confecção do Vestuário

21/03/2019   11h14

 

O SENAI Clóvis Motta vai realizar, nesta sexta-feira, 22, às 19 horas, no Solar Bela Vista, em Natal, o desfile de encerramento do curso de Estilista de Confecção do Vestuário, que terá o tema “Comunique-se”, cuja inspiração é “Todos nós temos algo a falar e a moda é a nossa forma expressão”.

 

Para a Designer de Moda do SENAI, Jady Rocha, por traz de toda criação existe uma intenção. “No processo criativo escolhemos o que queremos comunicar. Assim como vestir-se, criar roupas retrata um estilo pessoal, a história de cada um e os aspectos que foram escolhidos cuidadosamente expressados através de cada peça”, explicou.

 

A turma 2018.1 teve início em 29/03/2018, com término em 15/03/2019. O curso tem como objetivo qualificar os alunos para a criação e desenvolvimento de coleções. O aluno aprende a desvendar o perfil do público alvo, entender a estrutura de uma confecção e formas de produção, e fazer análise de desfiles, tendências e marcas já existentes, adequando os tecidos e materiais aos recursos tecnológicos disponíveis ao mercado da moda.

 

No decorrer do curso, os alunos colocaram em prática, além das atividades inerentes as unidades curriculares, outras de cunho social, pensando na sustentabilidade e na valorização da cultura local. Várias atividades extracurriculares foram desenvolvidas, tais como Palestras sobre Tecidos Inteligentes; Lavagens de Jeans; Toy Design; Coolhunting, Inspira Mais – Pesquisa de Tendências, Visual Merchandising com Heloisa Omine, Oficinas práticas sobre Tingimento Orgânico; Bordado Minimalista; e Visita Técnica à Lavanderia Santo André, além do concurso para novos estilistas e reality show promovido pelo SENAI Cetiqt “SENAI Brasil Fashion”, no qual dois alunos do curso foram selecionados para a etapa nacional.

 

O curso  é realizado pelo SENAI – Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta desde 2004, com turmas anuais. Segundo Jady Rocha, destaca-se também a participação de alunos do curso no evento SENAI Brasil Fashion, uma competição nacional para desenvolvimento de Coleção. “O SENAI RN tem sido destaque em todas as edições, com duplas de alunos selecionados e acompanhados por estilistas internacionalmente conhecidos como por exemplo Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga. Neste último ano participaram os alunos formandos Anna Elisa e Yure Dantas, levando sua coleção “Brilhante” inspirada na força do cangaceiro Jesuíno Brilhante, para as passarelas no Rio de Janeiro”, afirma Jady.