DIA DA INDÚSTRIA: SESI Cidadania oferece serviços gratuitos nesta quinta-feira (25) em Natal e Mossoró

23/05/2023   17h02

 

População terá acesso a serviços gratuitos nas áreas de saúde, esporte, educação, cultura e lazer

 

Na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, a população de Natal e Mossoró terá acesso a diversos serviços gratuitos oferecidos pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte. É o SESI Cidadania, com atividades nas áreas de saúde, esporte, educação, cultura e lazer, que acontece das 8h às 17h, no SESI Clube e Sesi Clínica, em Natal, e na SESI Clínica, em Mossoró. A ação faz parte das comemorações do Dia da Indústria promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

 

Na área de saúde, serão oferecidos para os trabalhadores da indústria e público em geral, atendimentos médicos e odontológicos, além de exames gratuitos, como audiometria, acuidade visual, circuito saúde e espirometria.

 

Os atendimentos acontecerão através de um agendamento prévio no sympla.com/sesicidadania.

 

O Circuito Saúde é composto por 5 estações: espirometria; acuidade visual, audiometria; hemoglobina glicada e aferição de pressão. O circuito permite a centralização dos dados coletados, a integração dos diagnósticos e o tratamento das informações voltadas para a promoção de saúde, mudança do estilo de vida dos participantes e consequentemente, na prevenção de doenças.

 

A audiometria avalia a capacidade de ouvir e interpretar sons, para detectar possíveis alterações auditivas, quando há suspeita de perda de audição. Já a espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Enquanto a acuidade visual é uma forma simples e rápida de descobrir anomalias na visão.

 

O Dia da Indústria é celebrado anualmente em 25 de maio. Nesta data, a homenagem é destinada aos espaços de produção de maior representação para a economia nacional: as indústrias.

 

 

Oficinas, atividades esportivas e de lazer
Na área da educação, duas oficinas gratuitas estão sendo disponibilizadas em parceria com o SENAI-RN e o IEL-RN, em Natal: “NR10: Riscos elétricos” e “Postura Profissional para Inserção no Mercado”. Para participar é necessário fazer a inscrição através do site sympla.com/sesicidadania.

 

Completam o SESI Cidadania, demonstração do curso de Operação em Empilhadeira com utilização de simulador, mostra de robótica, atividades recreativas, pockets shows de teatro infantil e brinquedos infláveis. Todas essas atividades têm acesso livre, sem necessidade de inscrição. Também será possível tomar banho de piscina e fazer aula de zumba, mediante agendamento no Sympla.

 

O público poderá ainda acompanhar o torneio de natação e futebol do SESI Clube. Em Natal, a entrada para pedestres ao SESI Cidadania será pela Rua Radialista Monteiro Neto. O estacionamento estará inativo.

 

Já em Mossoró, a ação acontece na SESI Clínica, que fica na Rua Silva Jardim, bairro Doze Anos. Serão oferecidas palestras na área de educação como “Gestão do tempo: aumentando a sua produtividade” e “Trabalho em equipe: Faça a diferença!”. Para participar é necessário realizar inscrição em sympla.com/sesicidadania.

 

Também haverá exposição de robótica e xadrez, com acesso livre. Das 8h às 17h serão realizadas ainda atividades recreativas, com pintura de rosto, show de mágica e brinquedos infláveis para crianças.

 

O acesso é livre, de acordo com a capacidade local. No eixo saúde, estarão disponíveis também a aplicação de vacinas e a distribuição de preservativos para a população mossoroense.

 

Confira as Oficinas oferecidas pelo SENAI e IEL no Eixo Educação
Em parceria com o SENAI e o IEL, diversas oficinas serão oferecidas durante o SESI CIDADANIA. As inscrições são gratuitas através do sympla.com/sesicidadania.

 

Natal – Palestra NR10: Riscos elétricos
Às 10h e às 15h : A NR10 é a Norma Regulamentadora que tem como objetivo estabelecer as condições mínimas de segurança para os trabalhadores que, na sua atuação, interagem direta ou indiretamente com instalações elétricas.

 

Natal – Postura Profissional para Inserção no Mercado
Às 9h e às 14h: A oficina, da área de empregabilidade do IEL, será ministrada pela psicóloga Bárbara Gonçalves Lima. O principal objetivo é trabalhar a aprendizagem sobre assuntos pertinentes à postura profissional, desde o conhecimento acerca de como uma empresa funciona através dos seus colaboradores; a ética como característica fundamental; e posturas ideais para quem quer se inserir ou até já está inserido no mercado de trabalho.

 

Natal – Demonstrações NR 33 e 35 com a Unidade Móvel de Segurança
Serão realizadas demonstrações de práticas de Segurança em Trabalho em Altura e Espaço Confinado, utilizando a Unidade Móvel de Segurança do SENAI. O Instrutor do SENAI, Marcus Eduardo Freitas Dantas, conduzirá as atividades, proporcionando aos interessados a oportunidade de vivenciar condições seguras de trabalho em situações reais, utilizando equipamentos de segurança adequados. Além disso, haverá a demonstração dos simuladores de empilhadeira, retroescavadeira e pá carregadeira, a cargo do Instrutor do SENAI, Dalvino Francisco Junior. Os participantes terão a chance de operar um simulador que permite realizar treinamentos em diferentes situações envolvendo empilhadeiras, retroescavadeiras e pá carregadeiras, sem expor o operador a riscos.

 

Mossoró – Gestão do tempo: aumentando a sua produtividade
Às 08h e 14h: A oficina será realizada no dia 25 de maio, na SESI Clínica, às 08h e às 14h, e terá como facilitadora Ester Morais, funcionária do IEL/RN. Durante a oficina, de forma dinâmica os participantes irão aprender conceitos básicos de gestão do tempo e conhecer ferramentas para auxiliar no planejamento.

 

Mossoró – Trabalho em equipe: Faça a diferença!
Às 10h e às 15h30: Durante a oficina “Trabalho em equipe: Faça a diferença!”, os participantes irão aprender conceitos básicos de equipe, as fases de sua formação e o que é necessário para uma equipe bem-sucedida. A atividade é voltada para quem deseja aprimorar suas habilidades para o mercado de trabalho com foco na carreira.