O Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro, no Rio Grande do Norte será marcado por uma ação de responsabilidade social. O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN), em parceria com a Associação das Indústrias de Panificação do RN (AIPAN-RN) e Rede Pão – entidades que integram o Sistema Pan RN -, farão a entrega de vouchers para a doação de 5 mil pães a cinco instituições beneficentes previamente definidas.
Serão beneficiadas as entidades: Instituto Juvino Barreto, o Lean – Lar Espírita de Parnamirim, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o Lar dos Anciões Evangélicos (LAE), em Neópolis; e o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC). A entrega dos pães será feita no dia 1º de novembro.
O presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia, destaca que a data é uma oportunidade também para informar sobre o valor nutricional do pão e desfazer mitos. O pão integra um dos grupos alimentares básicos, necessário para a manutenção da saúde. Fonte de energia e vitaminas, o valor nutricional desse alimento pode aumentar uma vez que alguns tipos são produzidos com ingredientes adicionais como ovos, leite, cereais, frutas e farinhas especiais. Tanto o pão integral como o de grãos são ricos em fibras.
A nutricionista Aline Faheina explicou, durante a campanha “Pão é Nutrição”, promovida pelo SESI-CE, que “o pão é um alimento muito versátil e apropriado para vários momentos do dia”. “Assim como qualquer outro alimento tem suas calorias, claro, mas não é considerado hipercalórico e nem o responsável pelo aumento do peso”, garante. Com isso, o consumo do pão de forma equilibrada assegura uma alimentação rica em nutrientes e favorece refeições benéficas.
Ivanaldo Maia lembrou que o Dia Mundial do Pão foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros, para homenagear esse tradicional e nutritivo alimento e desde então é celebrado em diversos países, inclusive no Brasil.
Ele ressalta também que o SINDIPAN-RN e a Rede Pão têm mobilizado anualmente a indústria de panificação para promover para as doações de pães a instituições beneficentes. “Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social e uma contribuição do nosso setor para ajudar aos que precisam do apoio e de assistência em parceria com instituições que atuam em benefício da comunidade,” explicou Ivanaldo Maia.
A ação foi um dos temas tratados em reunião da Rede Pão com o do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN) e da AIPAN, na quarta-feira (11), na Casa da Indústria.