Diretor 1º tesoureiro da FIERN participa da reunião da Associação Nordeste Forte

30/05/2023   15h42

O diretor primeiro-tesoureiro e presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou da reunião da Diretoria da Associação Nordeste Forte, realizada nesta terça-feira (30), em Brasília. Durante o encontro, Serquiz falou sobre a proposta de cobrança pelo uso de água bruta no Rio Grande do Norte e sugeriu o debate conjunto entre os estados da região para buscar encaminhamentos sustentáveis para a cobrança.

“Esse tema é importante para nossa região. Atualmente, apenas o Ceará e Paraíba têm a cobrança regulamentada, este último ainda não cobra. Agora, o Rio Grande do Norte também está na iminência de ter a cobrança pelo uso da água bruta”, afirma Serquiz. “Vamos ser base para os outros estados, que eventualmente podem passar a ter a cobrança dessa taxa”, acrescenta.

A proposta é manter o diálogo entre as Federações para o debate e construção de proposições ao Poder Público que minimizem as dores e desafios da Indústria. “Não apenas esse tema, mas outros que vão surgir e precisamos estreitar a comunicação para buscar soluções construtivas e conjuntas”, aponta Serquiz.

Ainda na reunião foram apresentadas atualizações sobre o Projeto de Lei nº 4416/2021, em tramitação no Congresso Nacional, que prorroga até 31 de dezembro de 2028 os incentivos fiscais de redução e reinvestimento do imposto sobre a renda e adicionais para empresas instaladas áreas de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Também foram exibidas as atualizações nos trabalhos da Comissão da Associação Nordeste Forte de Estudo da Reforma Tributária.

Nordeste Forte

A associação sem fins lucrativos Nordeste Forte foi criada em 29 de novembro de 2016 com objetivo de promover ações de desenvolvimento socioeconômico na Região Nordeste, contribuir para a competitividade da indústria e fazer com que a economia cresça, estreitando, por sua vez, os laços entre as instituições fundadoras, na busca pela redução das desigualdades regionais e na construção de um Nordeste mais forte.