Diretor do CTGAS-ER aponta “boom” na expansão de matrículas em cursos profissionalizantes

5/08/2021   16h23

Aula do curso de especialização em Energia Eólica do SENAI RN, módulo sobre segurança do trabalho no CTGAS-ER

“Hoje o SENAI-RN está no boom com a retomada da economia. O primeiro semestre superou todas as metas previstas para o período, com uma retomada especialmente do final de maio para cá, e um dos destaques é a formação de pessoas nos diversos perfis profissionais no setor de energia”, diz o diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, em alusão aos resultados alcançados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) entre janeiro e junho.

O CTGAS-ER é uma das cinco escolas do SENAI no estado e Centro de referência do SENAI no Brasil para formação profissional com foco na indústria de energia eólica.

Números apresentados ao Conselho Regional na semana passada mostram que o SENAI-RN encerrou o primeiro semestre com resultados acima do esperado em matrículas de cursos e atendimentos às empresas em tecnologia e inovação. O desempenho foi atribuído a uma ebulição clara no mercado, puxada especialmente pelas indústrias de alimentos e bebidas, têxtil e de confecções, construção civil, energias, petróleo e gás.

Na área de energia, dados do “matriculômetro”, sistema que atualiza diariamente informações sobre matrículas, mostram que cursos voltados ao trabalho em parques eólicos avançaram 258,91% no primeiro semestre deste ano ante igual período de 2020. O resultado catapultou a área à vice-liderança entre as mais procuradas na modalidade aperfeiçoamento e especialização, atrás apenas de cursos ligados à segurança do trabalho.

Inovação

Segundo Mello, o CTGAS que a sociedade conhecia passou por uma mudança de filosofia nos últimos 20 anos, em resposta a transformações experimentadas pela indústria. “Quando você compara a indústria de hoje com a de 20 anos atrás há um modelo diferente, recheado de inovação, de novos comportamentos, de novas ocupações”, diz ele, acrescentando que, nesse sentido, o SENAI criou um Hub de Tecnologia e Inovação no estado e que “o que era apenas o CTGAS, que já era pujante no Brasil, hoje é algo maior, que vem incrementar o ecossistema de inovação potiguar”.

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN reúne o CTGAS-ER, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – principais referências do SENAI no Brasil para soluções de educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação para as indústrias de energias renováveis, do gás e sustentabilidade – laboratórios de robótica do Serviço Social da Indústria (SESI), salas de aula e outros ambientes de ensino e inovação. Os assuntos estão entre os abordados por Mello em entrevista ao programa Bom Dia CBN, da rádio CBN Natal. (Clique aqui para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=R9QfOaAUo5k).