Diretor da Emgepron visita empresa de pesca e destaca acerto na criação do Cluster Naval do RN

22/05/2023   14h39

O diretor técnico-comercial da Emgepron, almirante Flávio Macedo Brasil, visitou, nesta segunda-feira (22), o local das obras do Terminal Pesqueiro Público (TTP) de Natal e as instalações da empresa Produmar. Durante a visita, ao lado do presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN), Gabriel Calzavara, e de empresários e oficiais da Marinha, o almirante afirmou que a programação demonstra que a atuação dos empreendimentos pode impulsionar o crescimento da atividade ligada à economia do mar e confirma o acerto das análises que levaram à constituição do Cluster Tecnológico Naval do RN.

A Emgepron é uma empresa pública que tem a atribuição de promover a Indústria Naval Brasileira. A empresa atua na gerência de projetos de construções navais, comercialização de produtos disponibilizados à indústria da defesa nacional, entre os quais embarcações militares, reparos, sistemas de combate embarcados, munição de artilharia, serviços oceanográficos e apoio logístico.

O diretor da Emgepron apontou que a programação consolida a avaliação segundo a qual existe possibilidade de ampliar o setor pesqueiro potiguar e a economia do mar do RN. “Fiquei impressionado de forma muito positiva com a visita [à Produmar]. Trabalhei aqui há dez anos, mas naquela época não tive oportunidade de conhecer uma empresa do setor com toda essa capacidade”, comentou. “Vejo hoje que é muito promissor o que está sendo feito, com demonstração de que há capacidade de fazer ainda mais, com potencial de se desenvolver o setor”, disse o almirante Flávio Brasil. “E isso confirma a análise acertada [feita para formação do cluster]”, acrescentou.

O presidente do SINDIPESCA-RN destacou que a programação dos representantes da Emgepron voltada ao setor pesqueiro do Estado vai contribuir no avanço do Cluster Naval. “Trata-se de um projeto que tem certa magnitude, porque envolve atuação para o desenvolvimento da pesca oceânica, mas também do transporte marítimo, da indústria de processamento, de estaleiros, todo um universo de negócios que interage na economia do mar”, explicou.

Gabriel Calzavara aponta que o diálogo com o diretor e demais representantes da Emgepron terá repercussão para o avanço do Cluster do Mar. “Ele conheceu a estrutura industrial que temos como essa capacidade instalada por ser uma base de alavanca para novos desenvolvimentos”, observou. “É oportuna essa visita, que traz esse olhar de instituições com cultura oceânica e que podem ser transmissoras de informações sobre as possibilidades do setor”.

Coube aos diretores da Produmar, Arimar França Filho e Rayana França, mostrar aos representantes da Emgepron as instalações da empresa, localizada na Ribeira e fundada há cinquenta anos.

O diretor da Emgepron esteve no cais da companhia, onde há as operações das embarcações pesqueiras de grande porte para pesca oceânica; e na área industrial, com mais de 5.000 m2 de área útil, túneis com capacidade média de congelamento para 80 toneladas/dia e nos salões de beneficiamento climatizados.

Antes da visita à empresa, o diretor da Emgepron e os empresários estiveram no Terminal Pesqueiro Público (TTP) de Natal. O terminal está com novo leilão marcado para o segundo semestre. Trata-se de uma estrutura que ocupa um terreno de 13.500 m² e com área construída de 4.800 m². A obra começou em 2009, depois foi interrompida e ficou com aproximadamente 95% do projeto concluído, sem ter entrado em operação. Concluída, deverá ter cais de atracação de embarcações, galpão para recepção, limpeza, processamento e frigorífico. Também faz parte da estrutura um prédio administrativo, posto de serviço e abastecimento e reservatório elevado.

O empresário Jorge José da Silva Bastos Filho, que integra o Conselho Fiscal da FIERN, o comandante da Base Naval de Natal, Carlos Macedo, o capitão dos Portos, Alan Kardec, além de empresários de outros empreendedores do setor de pesca oceânica, armadores e oficiais da Marinha participaram da visita.