Diretor da FIERN apresenta MAIS RN ao presidente da Confederação Empresarial de Portugal

3/03/2023   11h46

O diretor da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Federação, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, apresentou o MAIS RN – o núcleo de planejamento estratégico da FIERN – ao presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Antônio Saraiva. A CIP é uma entidade representativa do setor produtivo português, com mais de 150 mil empresas associadas, responsáveis por um volume de negócio equivalente a 71% do PIB do país europeu e pela geração de quase 1,8 milhão de empregos.

“Tivemos a oportunidade de levar ao presidente da Confederação Empresarial de Portugal o MAIS RN, o que, ao mesmo tempo, evidencia as potencialidades do Rio Grande do Norte e abre a possibilidade de prospectar futuras parcerias com a FIERN”, destacou Djalma Barbosa Cunha Jr., que é o mais novo diretor da Câmara Brasil Portugal.

Ele informou que ficou definido com Antônio Saraiva participações da Câmara nos Conselho Estratégicos Nacional de Energia, para a Economia Digital, para a Economia do Mar e para Relações Internacionais. Esses conselhos são órgãos consultivos da CIP, compostos por representantes dos associados e “têm por missão elaborar propostas de decisão, recomendações e pareceres sobre temas da respetiva área de interesse”.

“A Câmara Brasil Portugal organizará essa agenda para o ano 2023, fortalecendo cada vez mais a troca de conhecimentos e oportunidades de negócios entre os dois países”, acrescentou Djalma Barbosa Cunha Jr.

Ele disse que a reunião com a entidade representativa das empresas portuguesas “foi também uma grande ocasião de entender como essa instituição atua em Portugal”. “Além disso, podemos também ampliar as informações e o entendimento sobre como nos conectar na Comunidade Europeia por intermédio de Portugal. Estamos no início desse trabalho, com vários desafios pela frente. Educação, Tecnologia e Energias Renováveis são áreas nas quais, não há dúvidas, temos possibilidades de avançar“, disse o diretor Djalma Júnior

A superintende da Câmara Brasil Portugal, Daniela Freire, também participou da reunião, além do diretor de gestão empresarial, Julianderson Bandeira.

Na quarta, estiveram também na Agência para Competitividade e Inovação para Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), na qual foi recebido por Jorge Duque, “head of publiq procurement departamento”. “Nessa reunião, foram apresentadas várias oportunidades de entradas de startups brasileiras no mercado europeu e para busca de investimentos na aceleração de novos negócios, desde a fase de ideação até a incubação”, informou Djalma Barbosa. “Existem vários editais e as oportunidades são ofertadas de acordo com o segmento do negócio”, pontuou.