Diretor da FIERN destaca atuação preventiva e educacional do SESI-RN em Saúde e Segurança no Trabalho

28/04/2023   15h45

Diretor da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), o empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior destacou as ações preventivas e educativas do SESI-RN na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ao participar, na manhã desta sexta-feira (28), do seminário de encerramento da campanha Abril Verde 2023. O evento foi no auditório da sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte. No calendário oficial das Nações Unidas, 28 de abril é o Dia Mundial da SST.

“O Sistema Indústria é composto, no Rio Grande do Norte, além da Federação, pelos departamentos regionais do SESI, SENAI e IEL e o SESI, e tem uma atuação com programas e serviços voltados, especificamente, para promover a SST. Por isso, reconhecemos a importância de uma campanha que fortalece o ecossistema de prevenção para evitar acidentes no trabalho, com resultados, não tenho dúvida, exitosos”, destacou Djalma Júnior na abertura do seminário.

Ele reforçou o aspecto educacional para que se tenha cada vez mais melhores resultados preventivos na segurança do trabalho. “Quando enfatizo a conscientização, lembro que é fundamental o conhecimento e entendimento das NRs (Normas Regulamentadoras). Afinal, os empresários têm um papel essencial para fomentar a produtividade, a economia, a geração de emprego e renda, mas também com sem esquecer a segurança”, disse.

A campanha do Abril Verde teve como tema, nesta edição, “O Trabalhador Não é Invisível – Todo Acidente de Trabalho Deve Ser Notificado”.

“O evento tem por objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade de medidas que efetivamente previnam o acidente e a doença do trabalho”, disse Luis Fabiano Pereira, procurador-chefe do MPT, durante o evento.

Ao longo do seminário, também houve palestras e apresentação de estudos sobre situação da SST no Estado, com participação de representantes do Tribunal Regional do Trabalho, sindicalistas, empresários e universidades.

O SESI-RN participou das ações do grupo de trabalho da campanha Abril Verde, iniciativa que começou no início do mês, inserida no Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

O Serviço Social da Indústria atuou nas indústrias da Grande Natal e no interior onde o Sistema FIERN tem atuação. Na semana de Saúde e Segurança do Trabalho (24 a 28 de abril), houve diversas ações nas indústrias parceiras. A semana marcou o encerramento da programação de ações do SESI-RN no Abril Verde, que buscou conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.