Diretor da FIERN destaca importância de prêmio que reconhece avanços da gestão pública nas cidades

8/11/2022   11h17

Com o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos municípios brasileiros, foi realizada a entrega do “Prêmio Band Cidades Excelentes”, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (08), na Casa da Indústria, com a participação do diretor regional do IEL-RN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, representando a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

Djalma Barbosa da Cunha Júnior destacou que a premiação é uma oportunidade de reconhecimento que o gestor público tem de fazer uma avaliação de sua gestão.

Também participaram do evento o diretor 1º Secretário Heyder Dantas, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato Fernandes, que fez entrega de prêmio na categoria Educação.

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Para Djalma Júnior, que também é diretor de Inovação da FIERN, uma premiação como essa estimula o gestor público e a equipe que está envolvida. “É trabalhar em prol do desenvolvimento do município”, disse.

Ele participou da entrega da premiação na categoria “Infraestrutura e mobilidade urbana” para cidades com até 30 mil habitantes (vencedora: Parelhas), até 100 mil habitantes (vencedora: Pau dos Ferros) e com mais de 100 mil habitantes (vencedora: Parnamirim).

O diretor da FIERN ressaltou a chance de os gestores enxergarem pontos deficitários e conseguir melhorar isso ao longo de seu mandato como gestor. “A Federação é parceira do prêmio porque vê grande oportunidade de geração de negócio como também o prefeito possa entender qual o ambiente para oportunizar as indústrias do estado”, comentou.

Além disso, ele frisou o papel fundamental da FIERN “não só de oportunizar aos municípios a capacidade que tem de investimentos e de receber empresas que ali possam ser incorporadas e instaladas. “Além disso, colabora com o MAIS RN, que é uma ferramenta para o gestor entender vários indicadores com relação a gestão, econômica, desenvolvimento do município, geração de renda e negócio”, concluiu.

Os vencedores da premiação estadual agora vão para a disputa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, que será realizada em Brasília.