Diretor da FIERN destaca reconhecimento da atuação do Judiciário e diálogo institucional

9/01/2023   10h58

O diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, participou da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Amílcar Maia. Roberto Serquiz afirmou que a presença da Federação na solenidade sinaliza o reconhecimento da entidade representativa da indústria potiguar com relação ao papel exercido pelo Poder Judiciário Estadual, que “tem mantido decisões importantes no sentido de garantir segurança jurídica, o que é fundamental para um ambiente favorável ao desenvolvimento”.

“A presença da Federação, nessa oportunidade na qual representamos o presidente Amaro [Sales], na posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça, foi uma sinalização da indústria do Rio Grande do Norte de respeito e confiança no Tribunal de Justiça, que vem tomando decisões relevantes na direção da segurança jurídica. Então, parabenizamos o desembargador Amílcar Maia e toda a diretoria que assume, ao mesmo tempo em que desejamos uma gestão exitosa e proficiente”, disse Roberto Serquiz, que também é presidente eleito da FIERN para mandato que começa em outubro de 2023.

Ele acrescentou que a FIERN e o TJ-RN devem prosseguir e ampliar o atual diálogo institucional que as duas instituições possuem. “Há relacionamento e parcerias. Novas práticas poderão ter saldos positivos para a Federação, o Judiciário e o desenvolvimento do Estado”, destacou. O assessor jurídico da FIERN, Davis Costa, também acompanhou a solenidade de posse realizada na quinta-feira (5), no auditório Desembargador Deusdedit Maia na sede do Tribunal, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste de Natal.

Durante o discurso, o desembargador Amílcar Maia ressaltou que o Poder Judiciário deve se apresentar à sociedade como um órgão capaz de ser “o escudo contra o abuso, a ameaça ou a agressão de quem quer que seja, atuando de forma serena, sem paixões, ideologias ou vaidades. No pronunciamento, durante solenidade, ele disse também que é primordial o abandono de práticas burocratizantes para que se tenha uma Justiça mais ágil e objetiva. “Somos servidores da sociedade, sendo por ela custeados”, comentou.

Além do novo presidente do TJRN, outros cinco desembargadores foram empossados e passaram a exercer cargos de Direção na Administração do Poder Judiciário estadual. O novo vice-presidente da instituição é o desembargador Glauber Rêgo. O desembargador Gilson Barbosa ficou na Corregedoria Geral de Justiça. A desembargadora Maria Zeneide Bezerra assumiu a direção da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte. Dilermando Mota é o desembargador que está à frente da Ouvidoria do Tribunal. A desembargadora Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo ficou na direção da Revista do Poder Judiciário.

Estiveram presentes à solenidade de posse da nova diretoria do TJ-RN a governadora Fátima Bezerra; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gurgel de Faria e Ribeiro Dantas; presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Pereira Nobre Junior.

Outras autoridades, no auditório, foram os senadores Zenaide Maia e Rogério Marinho; procuradora-geral de Justiça do RN, promotora Elaine Cardoso; presidente da OAB/RN, advogado Aldo Medeiros; prefeito de Natal, Álvaro Dias; deputado federal Robinson Farias; deputados estaduais Getúlio Rêgo e Coronel Azevedo e o procurador-geral do Estado, Luiz Antônio Marinho.