Diretor da FIERN participa da transmissão de cargo de presidente do Conselho Nacional do SESI

29/03/2023   13h40

O diretor 1º tesoureiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou da solenidade de transmissão de cargo de presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), na segunda-feira (27). Vagner Freitas de Moraes, tomou posse no auditório do Conselho Nacional do SESI, em Brasília, sucedendo Eduardo Eugênio Vieira na presidência.

Na ocasião, Vagner Freitas ressaltou a importância de tornar o país mais justo, desenvolvido, inclusivo e menos desigual. Como um dos desafios para a nova gestão do Conselho, destacou a formação dos professores para melhor qualidade de ensino no Brasil. “O futuro passa obrigatoriamente pela educação”, afirmou.

À frente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas pretende estreitar o relacionamento com os co-irmãos do sistema S para que a haja uma troca de experiências, intercâmbio e debates a fim de aprofundar e melhorar a atuação do Conselho.

Também participaram da solenidade o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Marco Edson Gonçalves Dias; o superintendente nacional do SESI, Rafael Lucchesi; o presidente da da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Eugênio Vieira; e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre.

Além da cerimômia de posse, Serquiz também participou da reunião do Conselho Nacional do SESI. “Tivemos aprovações de todas as matérias em pauta, incluindo o relatório de resultados de 2022 apresentando pelo presidente Eduardo Prado (Sergipe). Em pauta extra foi deliberada a otimização da participação do SESI na educação e a necessidade de acelerar a votação das novas normas de licitação. Ficou consensuado uma reunião virtual para apresentação da proposta e agendamento para aprovação”, conta.

Conselho Nacional do SESI

O Conselho Nacional do SESI é um ambiente de compartilhamento de boas práticas. É um espaço de troca de experiências que tornem ainda mais forte a presença do SESI nos estados, respeitando as características regionais e ressaltando o potencial da Indústria nas comunidades brasileiras. O Conselho cria normas e fiscaliza a aplicação dos recursos nos SESIs em todo o país. Também auxilia na prestação de contas de forma transparente e dinâmica, permitindo que qualquer cidadão acesse dados, publicações e resultados.

O SESI presta assistência social aos trabalhadores industriais, seus familiares e à comunidade em geral em todo o País por meio de serviços principalmente nos campos da educação, saúde, lazer e esporte, cultura e alimentação.

A estrutura do Sesi compreende um comando de direção, que é o Departamento Nacional, e um órgão máximo de deliberação, justamente o Conselho, instalado em 1947. Enquanto o departamento é dirigido pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o conselho tem um presidente nomeado pelo presidente da República. Além dele, integram o Conselho Nacional o dirigente da CNI e os chefes dos conselhos regionais, entre outros.