Diretor da FIERN participa de reunião da Prefeitura sobre revitalização do Centro Histórico de Natal

12/05/2023   15h35

Ao participar da reunião do prefeito Álvaro Dias com representantes de entidades empresariais sobre a revitalização do Centro Histórico de Natal, nesta sexta-feira (12), o diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, destacou que a Federação das Indústrias do RN está disponível para contribuir no diálogo sobre as melhorias nessa região da cidade, que inclui principalmente áreas da Cidade Alta e Ribeira.

O prefeito e seus auxiliares detalharam alguns projetos para requalificação da Ribeira. “A Federação reconhece a importância desses projetos. Estamos disponíveis para contribuir. Mas também apresentamos algumas preocupações; de como será a integração com o Porto e indústrias do setor da pesqueiro ali existente”, disse Roberto Serquiz, que também é presidente eleito da FIERN para mandato a partir de outubro deste ano.

Ele ressaltou a disponibilidade da Federação das Indústrias para a discussão do planejamento da revitalização e apontou a necessidade de serem analisados os diversos aspectos e implicações das mudanças programadas. “A FIERN está pronta ao diálogo. É preciso compreendermos os projetos, mas também dar a devida atenção à atividade econômica importante que existe nestas áreas. E conciliar para encontrar soluções compatíveis”, ponderou.

Durante a reunião, ele informou também que a FIERN está à disposição para contribuir com melhoria na iluminação e na manutenção da histórica Travessa Pax, localizada ao lado do Solar Bela Vista. A via mantém calçamento original do século 19. “Reafirmamos a disposição da Federação em contribuir para melhorar a manutenção, com todos os cuidados, dessa rua ao lado do Solar Bela Vista, que tem um calçamento histórico, certamente único em Natal e que merece ser preservado”, acrescentou Roberto Serquiz.

O prefeito disse estar confiante na participação das entidades representativas dos setores produtivos, entre as quais a FIERN, e dos demais setores que tenham interesse em colaborar. “São projetos de interesse da sociedade natalense, até norte-rio-grandense. Esses locais nos quais os projetos vão ser executados, têm representatividade para o Estado, porque fazem parte do nosso contexto, social, econômico, geográfico e turístico. Por isso, há tanta relevância no planejamento”, apontou Álvaro Dias.

Ele afirmou também que a intenção é renovar esses espaços e atrair moradores para o Centro e a Ribeira. “Temos uma série de projetos de obras estruturantes para esses locais e, mais que isso, temos também instrumentos, que foram criados com o Novo Plano Diretor de Natal, capazes de atrair a população para o local. Podemos utilizar isenções, ceder prédios públicos e utilizar até terrenos do município no contexto do Minha Casa Minha Vida para repovoar a área”, explicou o prefeito.

O arquiteto urbanista Washington Fajardo, que foi presidente do Instituto Rio Patrimônio Histórico e assessor da Prefeitura do Rio de Janeiro na época dos Jogos Olímpicos, participou da reunião. Ele disse que é fundamental voltar a ter residências nas áreas centrais da cidade. “As pessoas precisam estar presentes. Não adianta investir no espaço público se não houver a presença das pessoas. Se não tiver ninguém, até para reclamar da falta de algo ou do mau uso, o lugar se deteriora muito rapidamente”, explicou.

Durante a reunião, foram levantadas as possibilidades de parcerias entre os entes públicos e entidades no encontro para andamento ainda mais rápido dos projetos de readequação dos locais.

O prefeito destacou, entre as mudanças programadas para o Centro Histórico, a readequação da avenida do contorno, que engloba intervenções na Pedra do Rosário (construção de um mirante), na avenida Ulisses Caldas, Tavares de Lira e Dr. Barata. Álvaro Dias citou também a integração dessas áreas, aliada à obra da Rua João Pessoa, que já foi iniciada, e a nova repaginação de espaços que já receberam investimentos municipais, como o Beco da Lama.

Também participaram do encontro representantes da Fecomércio, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, secretários municipais e IFRN.