Diretor da FIERN participa do Encontro Academia-Indústria, em Salvador, com debates para o desenvolvimento do Brasil por meio da CT&I

25/11/2022   13h03

 

O diretor 2º secretário da Federação das Indústrias do RN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, participou nessa quinta-feira (24) do Encontro Academia-Indústria: CT&I para o desenvolvimento do Brasil, em Salvador. O evento, organizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), liderada pela CNI, contou com uma série de painéis para tratar de temas ligados à ciência, tecnologia e inovação, além de uma visita técnica ao SENAI CIMATEC.

 

A iniciativa busca intensificar a aproximação e parceria entre academia e institutos de pesquisa com o setor produtivo. A intenção é pensar em caminhos e passos práticos para se avançar na inovação no país. O consenso entre especialistas e empresários é que a ação precisa ser imediata.

 

 

O presidente da COINCITEC afirma que “o evento estabeleceu pontos importantes no processo de cooperação entre academia e indústria”. “A colaboração está cada vez mais forte nesse ambiente inovativo”, acrescenta.

 

“Existem vários desafios, como a convergência, a definição um programa de Estado na área de ciência, tecnologia e inovação, complementariedade e segurança jurídica nas ICTS, nas empresas e nas universidades. Atualmente, o Brasil está no 54º lugar no Global Innovation Index”, continua Djalma. “A inovação faz parte da cadeia do conhecimento. O país que pensa em desenvolvimento deve ter, no seu planejamento, a ciência, tecnologia e inovação como molas propulsoras da sua alavancagem”, finaliza.

 

A programação do encontro foi aberta pelo presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Ricardo Alban; seguido por Horácio Piva, membro do conselho de administração da Klabin; o presidente do CNPq, Evaldo Ferreira Vilela; e pelo Ministro de Ciência Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Logo após aconteceram três painéis: “O papel estratégico da CT&I para o desenvolvimento do Brasil”, “A natureza do ecossistema de CT&I” e “Recomendações para uma agenda nacional de CT&I ancorada na integração universidade-empresa”.

 

Em seguida, foi realizada a visita técnica ao Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia – SENAI CIMATEC. Inaugurado em março de 2002, é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país. Nele estão integradas uma Escola Técnica, um Centro Tecnológico e um Centro Universitário, operando dentro de um ecossistema de inovação integrado em um Campus com quatro prédios. A unidade atua com equipe especializada e infraestrutura laboratorial adequada para estudantes, pesquisadores e empresários.

 

Reunião do comitê de líderes da MEI

 

Ainda na programação da Mobilização Empresarial pela Inovação, nesta sexta-feira (25) acontece a Reunião do Comitê de Líderes da MEI, nas instalações do SENAI CIMATEC. O encontro também conta com debates entre representantes do setor produtivo e especialistas em inovação.

 

Após a abertura, realizada pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e pelo presidente da FIEB, acontece a palestra “Rumo aos 15 anos da MEI”, com o presidente do Conselho de Administração da Ultrapa, Pedro Wongtschowski.

 

O evento segue com as mesas redondas “Política de CT&I: principal estratégia para o futuro da indústria brasileira”, “Ecoinovação: a agenda da indústria brasileira” e “Inovação aberta para acelerar a competitividade da indústria”. Em seguida, acontecem os pronunciamentos do Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Alexandre Xavier Ywata Carvalho, e do Ministro de Ciência Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.