Diretor de Inovação e presidente da Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, destaca que o momento atual exige diálogos institucionais marcados pela aproximação em prol da produção e segurança jurídica, com regras claras. A afirmação foi feita ao participar da solenidade que comemora os 30 anos do Ipem/RN – Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte -, nesta quinta-feira (07.12), no Versailles Recepções.
Para o diretor da FIERN, a ocasião foi de reconhecimento do papel exercido pelo Ipem no Estado, em apoio ao setor produtivo. “O órgão tem atuado em fiscalização e também no monitoramento de processos, de acordo com as normas e regulamentações”, disse Djalma Barbosa Jr. “Portanto, esta é uma ocasião para celebrar o trabalho que vem sendo desenvolvido por uma equipe técnica e que é fortalecido se estiver em conexão com a atividade produtiva”, acrescentou.
Ele afirmou também que é importante e natural que se tenha diálogo e entendimento entre entidades representativas de segmentos da produção e órgãos fiscalizadores. “Às vezes setores de fiscalização tem uma visão punitiva, mas se chegou a um momento no país e no mundo no qual a discussão precisa ser em torno de resultados, mostrando que o propósito da atividade fiscalizatória é em benefício das empresas e da sociedade”, ressaltou. E pontuou que uma relação com esta referência passa segurança para a população.
Durante a solenidade, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Oliveira Brito, anunciou que o governo federal liberou
27 milhões para órgãos delegados nos Estados, os Ipems, dos quais 14% para o do RN, que terá a sede reformada com esses recursos. Brito também disse que não considera arrecadação com multa indicador de eficiência. “Queremos que a sociedade veja o Inmetro e os Ipems como parceiros”, defendeu.
O presidente do Inmetro informou que reuniu representantes de setores produtivos e acatou sugestões, como atualização de regulamentos. Havia, disse, normas que precisavam ser extintas por estarem desatualizadas. “Vimos quais as dores de alguns segmentos e não havia motivo para não atualizar. Vinte e oito regulamentos foram reformados”, informou.
O presidente do Ipem-RN, Hugo Araújo, também destacou as atividades do instituto no Estado.
O procurar geral do Estado, Antenor Roberto; o diretor de Inovação de Inmetro, Danilo Monteiro, o superintendente adjunto do Ipem de São Paulo, Ronaldo Navarro; e o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte (IEL-RN), Juan Saavedra também participaram da solenidade no Versailles Recepções.
Texto e fotos: Aldemar Freire