Diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, do SENAI-RN, recebe Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico

3/12/2021   20h41

Rodrigo Mello recebeu a homenagem da governadora Fátima Bezerra e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado

 

O diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, recebeu nesta sexta-feira (03) o Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico, uma homenagem do governo do Rio Grande do Norte às personalidades que se destacaram em 2021 em prol do desenvolvimento do estado.

 

A comenda foi entregue pela governadora Fátima Bezerra e o secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado. A cerimônia foi realizada na Casa da Indústria e homenageou um total de 25 representantes de empresas e instituições do estado.

 

O ISI-ER e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), dirigidos por Mello, são as principais referências do SENAI no Brasil em pesquisa, desenvolvimento, inovação e soluções de educação profissional com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade.

 

“Eu me sinto muito feliz de estar aqui hoje recebendo essa medalha, uma conquista dos meus times do ISI, do CTGAS-ER e da equipe que tenho orgulho de fazer parte, o SENAI, uma instituição que no ano que vem está fazendo 80 anos de grandes e bons serviços ao Brasil nas áreas de tecnologia e educação”, disse Mello, durante discurso.

 

“Tenho orgulho e prazer de representar essa equipe, numa hora em que a sociedade aplaude sua contribuição ao nosso desenvolvimento”.

 

O diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER agradeceu os esforços da equipe durante o discurso e creditou “ao time” a homenagem recebida

 

O presidente do Sistema FIERN, que engloba SENAI, SESI e IEL no estado, Amaro Sales de Araújo reforçou em discurso na abertura do evento a importância do reconhecimento ao setor empresarial e a abertura que o governo tem demonstrado para o diálogo com a iniciativa privada. A parceria, disse ele, favorece a busca de soluções para o estado e melhorias no ambiente de negócios. “Estamos aqui para que o estado possa avançar”.

 

Sales destacou ainda o papel estratégico que o ISI-ER e o CTGAS-ER têm desempenhado para o crescimento do setor de energias renováveis, assim como o papel do SENAI e do Sistema FIERN para a qualificação e a competitividade da indústria.

 

“O SENAI-RN produziu mais de 20 mil formações neste ano de 2021, essa produção é direcionada automaticamente para a indústria, para que possa ser mais competitiva e possa atender aos empresários, para essas empresas se destacarem na produtividade, nos ganhos, e, o mais importante, para dar sustentabilidade ao nosso estado”. A cerimônia também contou com a presença do diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista.

 

A homenagem reconheceu 25 personalidades e contou com a presença do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo

Proedi

Entre os empresários homenageados, um dos consensos durante os discursos foi a relevância do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do estado, o Proedi, especialmente em meio à pandemia. O programa concede incentivos fiscais para estimular produção e empregos na indústria.

 

“O Proedi”, observou Sales, “foi uma construção do Sistema FIERN junto com a Secretaria de Tributação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Procuradoria do Estado” que se traduziu em um “programa que está hoje mais moderno, mais ágil e mais produtivo”.

 

“É um trabalho fruto dos empresários, representados pela FIERN (Federação das Indústrias do estado), mas também da decisão do governo de reter essas indústrias no estado”, ressaltou o presidente, analisando que a iniciativa tem se mostrado mais competitiva que outras semelhantes existentes em estados vizinhos.

 

Durante discurso, a governadora Fátima Bezerra também destacou o fortalecimento do diálogo com os empresários e afirmou que a entrega do Mérito é um momento que simboliza o perfil desenvolvimentista do governo, com foco em desenvolvimento sustentável, inclusão social e emprego. “É um governo que reconhece o papel relevante da iniciativa privada”, disse a governadora.

 

O Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico homenageou este ano 25 personalidades entre empresários, agentes públicos e membros da sociedade civil que contribuem com avanços na economia. A premiação existe de 2019.

 

Presidente do Sistema FIERN destacou o fortalecimento do diálogo do governo com a iniciativa privada

 

SAIBA MAIS – Contribuições do Sistema
O Sistema FIERN, que inclui SENAI, SESI e IEL no Rio Grande do Norte, tem participado ativamente das discussões em prol do desenvolvimento do estado, o que inclui a participação ativa em discussões relevantes para o setor industrial, a formação de novos talentos e o desenvolvimento de pesquisas e inovações que têm resultado em mais progressos para a indústria e avanço das energias limpas na matriz energética brasileira.

 

A geração de energia eólica offshore, que tem os primeiros projetos atualmente em fase de licenciamento no Brasil, é objeto de estudos dos pesquisadores do SENAI-RN há mais de 10 anos. O ISI-ER, referência do SENAI no país nessa área, tem exemplos de trabalhos no histórico que incluem medições realizadas pela primeira vez no país para atestar o potencial de geração desse tipo de energia, no mar.

 

No campo da qualificação, os cursos de energia estão entre as áreas de educação profissional que mais registram crescimento. Entre janeiro e julho deste ano, as matrículas mais que dobraram e pela primeira vez desde 2017 – início da série histórica disponível no banco de dados online do SENAI-RN para o período – a “energia eólica” apareceu entre as 5 áreas mais buscadas.

 

No caso da energia solar, desde 2017, apenas o CTGAS-ER formou mais de 1000 profissionais em cursos específicos na área, como instaladores de sistemas fotovoltaicos. Em parceria com a Alemanha, o Centro também desenvolveu um sistema de certificação profissional exclusivo no Brasil para esses profissionais. O objetivo é atestar se os profissionais realizam o serviço com boas práticas e qualidade. A avaliação é feita por meio de provas teóricas e práticas.