Diretor regional do SENAI-RN apresenta cluster naval e trata de parcerias com Consulado do Canadá

23/03/2023   10h21

Com objetivo de apresentar o Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte e fomentar possíveis parcerias entre empresas potiguares e do Canadá, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, participou de reunião virtual com a oficial de Desenvolvimento de Negócios da área de óleo e gás do Consulado do Canadá, Nadine Lopes, na tarde desta quarta-feira (22).

Durante a conversa, Mello comentou do potencial do cluster que irá focar na economia do mar e citou algumas atividades da pauta de exportação do RN relacionadas ao cluster naval, como a indústria salineira, pesca, frutas, além do setor de petróleo e energias renováveis.

Rodrigo Mello, que também é diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), se referiu ao setor de energia renovável como um “produto extremamente estratégico” e contextualizou com o momento vivido no Leste Europeu em que a falta de energia é um dos fatores para conflito entre países.

Ele disse que, somente em 2022, o ISI-ER recebeu 32 missões, inclusive de grupos internacionais, com objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido no setor de energias. Vale ressaltar que o Instituto é considerado a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade, incluindo novas tecnologias como o hidrogênio.

A representante do consulado canadense explicou que tem a função de promover o apoio a empresas canadenses no setor de óleo e gás no Brasil. Ela comentou a respeito da atividade onshore no Canadá, considerada “muito intensa”.

Nadine Lopes informou que o Canadá tem um cluster naval muito forte. “Com parceria e interação da indústria, da academia e do governo. Há, inclusive, startups em áreas como proteção dos oceanos, por exemplo”, declarou.

A oficial de Desenvolvimento de Negócios da área de óleo e gás do Consulado do Canadá externou o interesse pelo Cluster Tecnológico Naval do RN. “Para criar um ambiente de parcerias entre empresas na economia do mar e tecnologias oceânicas”, disse.

Ainda durante a reunião, o gestor do SENAI e ISI-ER lembrou da visita de representantes da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, com a presença da vice-diretora do Laboratório de Tecnologias da Biomassa da Universidade de Sherbrooke, Bruna Rego de Vasconcelos, em dezembro passado, para a discussão de potenciais formas de cooperação entre as instituições em áreas como eletrocombustíveis, que são combustíveis sintéticos obtidos a partir do hidrogênio produzido por eletrólise, com monóxido de carbono (CO) ou dióxido de carbono capturado.

Durante a reunião ocorrida nesta quarta-feira (22), a Oficial de Desenvolvimento de Negócios na área de óleo e gás convidou o diretor do SENAI-RN e ISI-ER para uma visita às instalações do cluster naval no Canadá além de algumas agendas em indústrias e instituições de ensino no país. Mello agradeceu e reiterou o convite para Nadine Lopes vir ao RN conhecer as instalações do ISI-ER.

Também participaram da reunião o diretor do SENAI Mossoró, Emery Costa Júnior, e o analista técnico do Sebrae, Robson Matos.