Diretor regional do SENAI-RN destaca resultados positivos do Pró-Sertão e faz prognóstico de crescimento

12/01/2023   13h01

O Programa Pró-Sertão tem perspectiva de crescimento neste ano, com possibilidade de adesão de novas empresas, uma vez que há disponibilidade de profissionais qualificados para atuar em confecções abertas no interior do Rio Grande do Norte ou nas que estão em atividades que ampliem sua produção. O prognóstico é do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, ao fazer uma avaliação do programa ao longo de 2022 e uma projeção para 2023.

“A perspectiva é de crescimento e de adesão de mais empresas, considerando que temos mão de obra qualificada com polivalência na qualidade do produto acabado, para atuar em qualquer modelo dentro da confecção do vestuário”, afirmou.

Rodrigo Melo diz que o Pró-Sertão acumula resultados positivos e, no ano passado, houve mais um período de ações, articuladas na parceria das instituições e empresas que atuam no projeto, que garantiram avanços no programa que continua em execução. “Chegamos ao patamar de 118 oficinas de costura em funcionamento, com o SENAI liderando o processo de formação profissional para atender as demandas industriais”, afirmou. “Uma iniciativa importante que nasceu no contexto do Programa, em 2022, foi o Projeto Circuito da Qualidade, que nós, do SENAI do Rio Grande do Norte, lançamos em agosto, junto com o SEBRAE-RN e o Instituto Riachuelo”, acrescentou.

Segundo o diretor regional do SENAI, o ‘Circuito de Qualidade’, com as atividades previstas até o final de 2023, abre caminhos para a evolução do Pró-Sertão, uma vez que estimula melhorias de qualidade na produção, que sai das pequenas oficinas de costura nos municípios do interior direto para as grandes indústrias. Ele cita que o SEBRAE e o Instituto Riachuelo estão investindo um total de R$ 1 milhão para que as oficinas de costura que compõem o Programa tenham acesso a consultorias técnicas gratuitas do SENAI-RN, para entrega de peças de vestuário cada vez melhor acabadas.

“Este é um passo que sucede as ações iniciais, de desenvolvimento das oficinas de costura, incluindo agora, além da intervenção para a produção, a intervenção para agregação de valor e para ampliação da qualidade dos produtos ofertados por essas pequenas indústrias que estão distribuídas estado afora”, informa Rodrigo Mello.

Ele avalia também que o Pró-Sertão tem resultado na transformação econômico e social dos municípios é aponta que o SENAI-RN, “como principal instituição formadora de profissionais para o programa, tem acompanhado esse movimento de perto”. Com o programa, houve um processo de interiorização da indústria e permitiu que populações de diversos municípios que antes dependiam de trabalhos informais, de agricultura de subsistência e Fundo de Participação dos Municípios, tivessem acesso ao emprego formal e à qualificação. Isso é uma grande transformação.

“Houve mudança na vida das pessoas após o surgimento deste programa, aquecimento de comércios locais e do comércio especializado no setor, o de máquinas de costura, acessórios e equipamentos, por exemplo”, aponta.

O Programa de Interiorização da Indústria Têxtil (Pró-Sertão) tem como objetivo promover a geração de emprego e renda em municípios localizados no interior do Estado, apoiando a implantação de novas empresas de confecções no Rio Grande do Norte. O Pró-Sertão possibilita vínculos de negócios sustentáveis entre grandes empresas — âncoras do programa — e micros e pequenas fornecedoras. O Pró-Sertão, com isso, amplia a oferta de emprego e geração de renda, movimentado a economia no interior; busca fortalece as relações de negócio entre grandes empresas e empreendedores locais; capacita a melhoria da gestão empresarial nas facções; e qualifica os profissionais na área têxtil.