O empresário e diretor tesoureiro da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, assume como novo presidente do Conselho Administrativo da Associação Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte (ACTN-RN). A deliberação foi oficializada durante a 3ª reunião extraordinária da associação, realizada nessa segunda-feira (9), na Casa da Indústria, em encontro híbrido que reuniu os membros fundadores.
A escolha do novo presidente ocorreu por aclamação para o mandato 2025-2026. Ele passa a exercer o cargo antes ocupado pelo vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e um dos fundadores do Cluster, Amaro Sales de Araújo.
A sugestão do nome de Djalma Jr. partiu do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, que destacou o alinhamento entre a nova liderança e os objetivos do Cluster. “Ele já é tesoureiro da Federação, preside a FIERN Jovem e, agora, também passa a exercer essa função à frente do Cluster. Uma pessoa ativa, que conhece a filosofia da nossa gestão, e que pode contribuir para gerar sinergia entre os fundadores e avançar nas pautas previstas pela associação”, afirmou Serquiz.
Djalma Jr é diretor da FIERN – Foto: Acervo FIERN
Durante a reunião, também foram discutidos os próximos passos da ACTN-RN, incluindo a organização de eventos voltados ao debate propostas para o desenvolvimento portuário do estado.
Também participaram da reunião, o presidente da COOPESBRA, Gabriel Calzavara; o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o representante da Intermarítima Portos e Logística, Wellington Guanabara; o presidente da EMGEPRON, Almirante Calheiros; e o secretário executivo do Cluster, Daniel Lana.
“O presidente Amaro Sales foi fundamental para a estruturação e alavancagem do Cluster, o que permite a Djalma Jr. navegar com segurança, no seu ritmo, para dar continuidade ao planejamento estabelecido”, observa Lana.
Sobre o Cluster
O Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte – CTN RN é uma associação civil sem fins lucrativos, que visa impulsionar a geração de negócios relacionados à Economia do Mar potiguar, na esquina do Continente sul-americano. A Associação foi fundada por seis instituições de interesses complementares: a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a Intermarítima Portos e Logística S.A., o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RN (SENAI-RN), a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), a Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (COOPESBRA) e a Brava Energia.
A criação do Cluster tem por objetivo atrair a iniciativa privada, para a geração de negócios e a criação de um ecossistema de prosperidade, atuando em tríplice hélice frente a indústrias, fornecedores de produtos e serviços, armadores, investidores e demais partes interessadas em nossos principais segmentos de atuação.