Economia do mar e Cluster Tecnológico Naval são abordados em palestra da EMGEPRON, na Semana da Indústria

24/05/2022   19h40

Com objetivo de contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas à economia do mar no estado, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) promoveu a palestra “Economia do mar como proposta para o desenvolvimento nacional” nesta terça-feira (24), na Casa da Indústria.

A palestra foi proferida pelo diretor-presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), vice-almirante Edesio Teixeira. Na oportunidade, também foi abordada a proposta de criação do Cluster Tecnológico Naval no Rio Grande do Norte.

Para o presidente da FIERN, Amaro Sales, a palestra foi uma oportunidade para se discutir o futuro, em especial no que se referente à questão de energia eólica offshore. “Discutimos a economia do mar para que possamos avaliar e trazer soluções para os questionamentos que surgiram aqui”, disse.

A proposta de criação do Cluster do RN começou a ser articulada este ano em meio a discussões do Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), com a EMGEPRON sobre o tema. Também nesta terça (24), o Sistema FIERN e Empresa assinaram acordo de cooperação para projetos voltados às energias renováveis (leia aqui).

Atualmente, o Cluster Tecnológico Naval já existe nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Amaro Sales destacou que o litoral do RN, com mais de 400 quilômetros de extensão, tem oportunidade de trazer investimentos e os benefícios originados pela economia do mar.

Em quase duas horas de evento, também com participação dos convidados, o vice-almirante pode historiar um pouco do trabalho da EMGEPRON e enfatizou que “vivemos ao lado dos oceanos, que são a última fronteira para o desenvolvimento sustentável”.

A chamada “economia do mar” envolve 19 setores e, segundo o palestrante, é importante que o Estado crie um ambiente propício para o desenvolvimento dos trabalhos pelo capital privado. “Isso é muito importante para a captação de investimentos”, comentou.

Vice-presidente do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, o vice-almirante Edesio Teixeira frisou a importância de se atuar junto à comunidade marítima e cooperar com o desenvolvimento regional.

Também participaram da palestra o diretor 1º tesoureiro, Roberto Serquiz, o vice-presidente da FIERN e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon), Silvio Bezerra; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o diretor regional do SENAI-RN, do ISI-ER e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; o diretor-presidente da CODERN, Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida; do secretário adjunto estadual da Tributação, Álvaro Luiz Bezerra; o comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante André Moraes.

Além deles, o evento contou com a presidente do Conselho Regional da Engenharia e Agronomia (CREA-RN), Ana Adalgisa Dias; do presidente Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras; presidente do sistema FAERN/SENAR, José Vieira; diretor de Operações do SEBRAE, Marcelo Toscano; diretor executivo da Fecomercio, Jaime Mariz, além de presidentes de Sindicatos filiados à FIERN dentre outras autoridades e representantes de empresas, como o diretor da Maersk Training Brasil, Patrick Modolo e outros executivos da companhia.

A empresa é parte da gigante dinamarquesa do setor de logística A.P. Miller – Maersk e maior empresa de treinamentos profissionais para a indústria de energia eólica do mundo, e instalou a primeira base de operações da companhia na região Nordeste – o seu primeiro escritório de inovação no país – no Habitat de Inovação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que também sedia o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), referências do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento, inovação e soluções de educação para o setor de energia.