EDP Renováveis e SENAI concluem com sucesso primeiro programa de treinamento em energia solar no RN

21/09/2022   15h40

Ao todo, 10 mulheres e 11 homens entre 18 e 40 anos foram capacitados pelo projeto e poderão atuar profissionalmente na instalação de sistemas fotovoltaicos

 

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora mundial de energias renováveis, e o SENAI-RN encerraram oficialmente nesta segunda-feira (19) a primeira edição do “Keep it Local Solar”, programa que oferece capacitação profissional no Rio Grande do Norte – um dos principais polos de investimentos da empresa no Brasil. Mais de 20 alunos concluíram o curso oferecido por meio da iniciativa e participaram da cerimônia de formatura, em Lajes.

 

Ao todo, 10 mulheres e 11 homens entre 18 e 40 anos foram capacitados pelo projeto e poderão atuar profissionalmente na região, sem necessidade de deslocamento para outras cidades em busca de oportunidades de emprego. Durante o processo seletivo, 58 pessoas se candidataram para o curso, que começou em 11 de julho de 2022, na cidade de Lajes, Rio Grande do Norte.

 

Temoclito Fernandes, Project Manager da EDPR, em discurso de encerramento, citou que o principal objetivo da capacitação é aumentar a taxa de ocupação local, profissionalizando a população, a ponto de evitar ao máximo o despovoamento rural. “A partir de agora os alunos estão preparados para as oportunidades profissionais que surgirem, com a vantagem de estar perto da família, permanecendo no local de origem e participando de um mercado bem estabelecido que cresce a cada ano no Brasil, além de contribuir com a economia e desenvolvimento local”.

 

A cerimônia de abertura contou com a presença da supervisora pedagógica do SENAI-RN, Marcela Nascimento que destacou o comprometimento dos alunos, “Foi uma satisfação acompanhar o crescimento pessoal e profissional dos alunos no decorrer do curso. Entre muitos fatores positivos, gostaria de destacar o comprometimento dos docentes em transmitir seus conhecimentos e dos alunos na busca de novas habilidades que estão em total alinhamento às demandas do mercado de trabalho.

 

Esta é a primeira turma formada pelo programa de responsabilidade social “Keep it Local Solar” no Brasil. O formato foi criado na Espanha com foco no combate do chamado despovoamento rural, quando há uma migração da população do campo para a área urbana. Esse efeito é um dos principais desafios da era moderna enfrentado no mundo todo e a EDPR trabalha para contribuir para a sua diminuição.

 

Qualidade do curso

 

O Keep it Local Solar foi realizado com apoio de uma das unidades móveis do SENAI no Estado do Rio Grande do Norte, além de distribuição de materiais didáticos e utilização da infraestrutura adequada para que as aulas correspondessem à expectativa dos alunos e agregando a qualidade que o programa promove na formação.

 

Durante as aulas, os alunos que agora são Instaladores/as de Sistemas Fotovoltaicos, geradores de energia solar poderão contribuir com o segmento local, a partir da instalação em andamento de parques eólicos na cidade. Com a essa nova abertura de mercado, a sustentabilidade regional aumenta, promovendo bem-estar e apoio à comunidade local.

 

Paula Francinete Fernandes Avelino, de 29 anos, formanda, também moradora da cidade de Lajes, reforça que o Keep it Local foi amplo e exigiu empenho, dedicação e força de vontade daqueles que se propuseram a participar. “Foi uma das experiências mais lucrativas e ao mesmo tempo  desafiadoras que participei. Faço um destaque especial para os professores, todos muito bem preparados e que sempre mantiveram o comprometimento de passar o conteúdo da melhor forma possível. Com todo esse apoio, tive a oportunidade de adquirir novos aprendizados em uma das áreas mais promissoras do momento“.

 

Durante o evento, foi realizada a entrega dos diplomas, e coquetel em comemoração ao encerramento da primeira edição da capacitação.

 

Sobre a EDP Renováveis (EDPR)

 

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é a quarta maior produtora mundial de energias renováveis, com presença em 26 mercados na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico. Com sede em Madrid e os principais escritórios regionais em Houston, São Paulo e Singapura, a EDPR tem uma carteira de desenvolvimento sólida com ativos de qualidade e uma capacidade operacional líder no mercado das energias renováveis. Destaque para a energia eólica onshore, a energia solar distribuída e de larga escala, a energia eólica offshore (OW – através da sua joint venture 50/50) e as tecnologias complementares às renováveis, tais como storage e hidrogênio verde.

 

As políticas centradas nos colaboradores da EDPR permitiram-nos alcançar o reconhecimento como “Top Workplace 2022” nos Estados Unidos da América, “Top Employer 2022” na Europa (Espanha, Itália, França, Romênia, Portugal e Polônia) e no Brasil, e a inclusão no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.

 

A EDPR é uma divisão da EDP (Euronext: EDP), líder na transição energética com foco na descarbonização. Para além da sua forte aposta nas energias renováveis (com a EDPR e as operações hidroelétricas), a EDP atua como serviço público integrado em Portugal, Espanha e Brasil, incluindo redes elétricas, soluções para o cliente e gestão energética.

 

Sobre o SENAI

 

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG). Apenas no Rio Grande do Norte, os serviços oferecidos alcançaram, no primeiro quadrimestre, indústrias, instituições e profissionais de 132 municípios, ou seja, de 79% do território potiguar.