Elera Renováveis lança obras de novo Complexo Eólico no RN, com homenagem a homens e mulheres capacitados pelo SENAI

29/06/2022   16h01

Lucicleia Dantas e Fernando Mano, presidente da Elera: Pedreira de alvenaria representou turmas capacitadas em Parelhas

A Elera Renováveis, empresa com 78 ativos de geração de energia, entre hidrelétricas, parques eólicos, solares e usinas de biomassa, lançou nesta terça-feira (28) a pedra fundamental de seu mais novo parque eólico: o Complexo Oeste Seridó. Localizado no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte, o empreendimento representa um investimento de R$1,5 bilhão na região  e capacidade instalada de geração de 247,5 MW. Em 2024, quando serão concluídas as obras da fase 1, essa energia será suficiente para abastecer cerca de 2 milhões de pessoas evitando a emissão de 740 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

​A solenidade marcou o início das obras. A região de Parelhas é considerada uma das melhores do mundo para geração eólica onshore. Em uma área de 1,6 mil hectares​, a Elera vai instalar 55 aerogeradores​. Os investimentos voluntários em trabalhos sociais e ambientais na região estão estimados em cerca de R$ 6 milhões.

O projeto contempla um total de dez parques eólicos integrados que, juntos, representam a abertura de mil empregos diretos e indiretos no pico das obras. Para dar prioridade à contratação de mão-de-obra local, a Elera já realizou um programa de capacitação em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN.

CAPACITAÇÃO

Os cursos formaram um total de 70 profissionais, incluindo 38 armadores de ferro e 32 pedreiros de alvenaria. O programa incentivou a participação também de mulheres, em um contexto em que, tanto no setor de energia quanto na construção civil, homens ainda predominam na força de trabalho.

Lucicleia de Lima Dantas, que conquistou o certificado de pedreira de alvenaria, foi homenageada durante o evento representando alunos e alunas que realizaram a formação. (Leia mais sobre os cursos no texto “Mulheres concluem capacitação do SENAI-RN e Elera Renováveis para atuar em ocupações da construção predominantemente masculinas”).

Representantes do Município e o CEO da Elera, Fernando Mano, reforçaram a necessidade de capacitação como parte de um processo de crescimento profissional. O instrutor do SENAI-RN que conduziu o curso de Armador de Ferro, Erbson Ribeiro, participou da cerimônia. Estiveram presentes, ainda, autoridades do Município de Parelhas e do Estado.

“Estamos muito felizes em dar início às obras nessa localização tão privilegiada com ótimos ventos no Rio Grande do Norte. A Elera já tem um histórico positivo no estado, que abriga outro parque eólico, o complexo Renascença, na região de João Câmara e Parazinho. Operamos este complexo desde 2015. Agora iniciamos mais uma etapa que trará muita energia limpa para a população e empresas da região”, comenta Fernando Mano, CEO da Elera Renováveis.

O projeto prevê investimentos na recuperação da flora e fauna locais e já há estudos para um projeto de educação e para a instalação de painéis solares no Hospital Dr José Augusto Dantas.

Sobre a Elera Renováveis:

Com um portfólio diversificado, a Elera Renováveis é uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil e uma das principais do mundo.  A empresa pertence ao grupo Brookfield Asset Management – presente em mais de 30 países há mais de 120 anos, com cerca de US$ 650 bilhões em ativos sob gestão pelo mundo. No Brasil, conta com 78 ativos renováveis e capacidade instalada de aproximadamente 2,06 GW, composta por hidrelétricas, parques eólicos, solares e usinas de biomassa. A perspectiva é de, em até três anos, chegar a 3,45 GW no país, com a construção de 30 novos ativos – alguns já em andamento.