Em aula no ISI-ER, crianças aprendem sobre energias e importância do consumo consciente

1/11/2022   15h08

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, e Alan Souza, durante aula de campo no Laboratório de Energia Solar do ISI-ER

Dentro do laboratório de energia solar do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), crianças analisam: “as energias não podem fazer mal aos animais” e o pireliômetro, que serve para medir a irradiação direta do sol, “parece uma espada de Star Wars”.

Módulos disponíveis na área impressionam e são comparados a uma grande TV – mas meninos e meninas já sabem que o objetivo é outro: gerar energia para ajudar a diminuir o aquecimento global.

Essas e outras impressões foram manifestadas na última sexta-feira (28), em uma aula de campo sobre a produção de energias limpas que reuniu 16 alunos/as do 3° ano do Fundamental I no ISI-ER.

A aula marcou o encerramento do projeto “Energias Renováveis”, da Escola Florescer Espaço Infantil. É parte do ensino de geografia.

“O objetivo é identificar diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial e no cotidiano da população, além da importância de se pensar em soluções para reduzir o consumo de energia”, disse a coordenadora Verlania Andrade.

Os alunos estão construindo maquetes de produção energética e devem aproveitar a visita para concluir seus projetos.

SUPERLIGA

Além de visitar o laboratório de energia solar, a turma recebeu exemplares da “Superliga contra nuvens de gás”, revista em quadrinhos baseada em evidências científicas e outros dados reais, que transforma pesquisadores e pesquisadoras do Instituto SENAI em heróis e heroínas para enfrentar o descontrole do Dióxido de Carbono (CO2) – o mais abundante gás do efeito estufa – e as ameaças que as emissões descontroladas dele trazem ao planeta.

A Revista foi concebida pelo Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do ISI-ER, a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade. O conteúdo pode ser baixado gratuitamente online – clique aqui para fazer o download.

As pesquisadoras Samira Azevedo, Fabiola Correia, Mariana Torres e o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI, Antonio Medeiros – que integram a Superliga na história em quadrinhos – encontraram as crianças durante a visita.

Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, com crianças e pesquisadoras do ISI que viraram heroínas em revista em quadrinhos

“PARA MELHORAR O MUNDO”

João Vitor, 9 anos, fez uma maquete com “ventiladores, areia e papelão” e manifestou o desejo de, futuramente, trabalhar no SENAI para pesquisar energias renováveis e melhorar o mundo. Ana Clara, 8 anos, amou ver personagens da revista em quadrinhos ao vivo e afirmou: “as pessoas precisam de energia renovável porque queremos mudar a poluição”.

Alan Rodrigues de Souza, bolsista do ISI-ER, guiou a turma pelo laboratório de energia solar, mostrou módulos e outros equipamentos. Ele ficou impressionado com o conhecimento específico das crianças sobre o tema. Só precisou adaptar o termo módulo fotovoltaico, desconhecido pelo grupo, para placa solar.

A professora Gabriela Bezerra se disse entusiasmada com a visita e reiterou a importância de ver na prática os temas estudados na escola.

O diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, disse que a experiência teve uma importância especial. “É um público que mexe com o nosso time não só como profissionais, mas como pessoas. Mais do que uma atividade profissional esse encontro vira uma higiene mental, uma oportunidade”, disse ele.

“São essas pessoas que irão construir o futuro e enxergar esse futuro na visita, com encantamento, com brilho no olho, faz diferença, faz você pensar que o seu dia valeu a pena e que a gente, de forma sutil e lúdica, vai conquistando essas pessoas para que possam contribuir com a construção de um mundo diferente”.

As crianças também conheceram o coordenador de P&D do ISI-ER, Antonio Medeiros, que incorpora um dos pesquisadores heróis na ‘Superliga contra nuvens de gás’

Veja, a seguir, outras imagens da visita: