Presidente do SINDIMINERAIS destaca criação de Laboratório de Certificação de Gemas no RN

17/05/2023   16h18

O Rio Grande do Norte será o segundo estado do Brasil a ter um Laboratório de Certificação de Gemas. A informação foi destacada pelo presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do RN (SINDIMINERAIS), Mário Tavares, durante entrevista ao programa Indústria Mais RN, que está disponível a partir desta quarta-feira (17), no canal do Youtube do Sistema FIERN.

 

Para assistir ao programa no Youtube, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=pgLB33JqTp4

 

Ele lembra que esse laboratório chega ao estado depois de um acordo de cooperação firmado com a Academia Chinesa de Ciências Geológicas durante agenda da governadora Fátima Bezerra, na China, no mês passado. “É uma notícia muito boa para nós termos um equipamento como esse aqui no estado. Há gemas caríssimas, como a turmalina Paraíba, que chega a ser mais cara que o ouro”, comentou.

 

 

Esse laboratório, que está previsto para ser integrado às instalações do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN, em Currais Novos, vai informar as especificações das gemas em um laudo assinado por um gemólogo. “Vai dizer o peso da gema, se é água marinha ou é turmalina dentre outras informações”, exemplificou.

 

Vale ressaltar que, com o laboratório, explica Mário Tavares, o mercado internacional será aberto para os produtores de pedras preciosas do Brasil, com foco principal na China e Ásia e potencial para atingir outras partes do mundo.

 

A articulação para esse laboratório foi da Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM). “O presidente da Associação, Luís Guimarães, esteve aqui na FIERN em uma reunião com o presidente Amaro Sales e alinharam essa iniciativa”, lembrou o presidente do SINDIMINERAIS, pontuando que esse é apenas um dos projetos que são planejados para o estado. “Existem outros a serem desenvolvidos dentro desse acordo firmado”, conclui.

 

O programa Indústria Mais RN com o presidente do SINDIMINERAIS, Mário Tavares, será exibido na Band Natal, no próximo sábado (20), às 9h, para todo o Rio Grande do Norte e Alagoas.

 

Clique abaixo e assista a esta edição do Indústria Mais RN, produzido pela Unidade de Comunicação do Sistema FIERN: