Em Fórum Estadual, presidente do SINDIMINEIRAIS-RN destaca retomada do setor

10/11/2022   18h26

Com o tema “Os Novos Horizontes da Mineração no RN”, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) sedia a 3ª edição do Fórum Estadual Mineral, que teve abertura nesta quinta-feira (10) e prossegue durante a sexta-feira (11), no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria reunindo empresas, investidores, órgãos públicos e sociedade civil com objetivo de trazer debates e impulsionar a produção mineral do Estado.

Representando o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, o presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares Neto, ressaltou a importância do evento que consegue reunir praticamente todos os segmentos ligados à mineração. “Sai muita coisa boa disso e ficamos sabendo o que está acontecendo no setor”, disse.

Como um dos assuntos de destaque a ser debatido no evento, ele citou a reativação dos Arranjos Produtivos Locais (APL) dos pegmatitos no RN. “Daí que é tirado, por exemplo, o lítio, que é considerado o combustível do futuro. A FIERN está na ponta disso. Não só apoiando, mas também incentivando, conversando com parceiros”, afirmou.

Ele lembrou que houve dezenas de ocorrências cadastradas de lítio no estado. “Não sabemos se é deposito viável para mineração, mas a existência dele já faz com que estudos sejam realizados”, comentou.

Segundo o presidente do SINDIMINERAIS-RN, o Sindicato pretende reativar vários APLs de base mineral e o que está mais avançado é o de pegmatito. “o lítio foi a grande sensação desse ano e várias empresas estão pesquisando isso”, disse.

O representante da FIERN ainda avisou que “algumas empresas pesquisando depósitos minerais com perspectivas de colocar mineração no Estado”.

Outro ponto citado por ele diz respeito à nova legislação mineral. “Isso vai definir o que é reserva e o que é recurso mineral. É importante para o produtor saber e assim desenvolver trabalhos de pesquisa voltados nisso”, concluiu.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Jaime Calado, declarou que o governo estadual é um entusiasta do setor da mineração. “Inclusive, tivemos a criação da Câmara Setorial da Mineração em que são tratados assuntos pertinentes ao setor e que tem produzido bons debates”, disse.

Também participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto, o secretário adjunto da SEDEC, Sílvio Torquato, o diretor-geral do IDEMA, Leon Aguiar, além de representantes do Serviço Geológico do Brasil, Agência Nacional de Mineração, IFRN, Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração.