Em premiação na Femurn, Roberto Serquiz destaca atuação da FIERN nos municípios potiguares

5/12/2023   16h04

 

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz, destacou a atuação do Sistema FIERN nos municípios potiguares durante discurso na abertura da solenidade promovida pela FEMURN (Federação dos Municípios do RN) para entrega do prêmio GovFácil às prefeituras que se destacaram em 2023. A premiação foi realizada no Hotel Barreira Roxa, na noite da segunda-feira (4), e reconheceu o desempenho de gestões municipais nas áreas de Saúde, Educação, Equilíbrio na Despesa com Pessoal, Investimento, Crescimento com Receitas Próprias e Saldo de Empregos.

 

“A Federação das Indústrias está presente nos 167 municípios do Rio Grande do Norte por intermédio do IEL, do SESI, do SENAI, com as unidades móveis, os programas de capacitação, as unidades e escritórios dessas instituições. Ao mesmo tempo executa projetos pilotos, à exemplo do desenvolvido na cidade de Arês em busca de solução para o problema do tratamento de resíduos sólidos e, agora, do novo projeto ‘Recompondo Saberes’ em Acari”, ressaltou.

 

Para Roberto Serquiz, a premiação se trata de um evento relevante para a Femurn, com o reconhecimento de prefeitos que tiveram resultados positivos em áreas essenciais para os municípios. “É nos municípios onde vivem as pessoas, por isso o desempenho das gestões nessas áreas é oportuno e importante”, constatou.

 

 

Ele apontou programas do Sistema FIERN que são desenvolvidos no Estado em parceria com as gestões municipais, entre eles as SESITECs e o projeto piloto Recompondo Saberes, que será implantado na região do Seridó para capacitação de professores e educadores.

 

“As SESITECs chegam aos municípios com ferramentas que levam modernidade, à exemplo da robótica. Com isso, beneficiam a população local, principalmente os jovens que vão em busca de qualificação e oportunidades”, salientou.

 

Ele destacou que outro instrumento importante da FIERN está à disposição das prefeituras: o Observatório da Indústria Mais RN, que reúne informações, análises e dados que podem ajudar na tomada de decisões fundamentadas. “A Federação das Indústrias se coloca à disposição com o Mais RN. Nele os prefeitos, gestores e auxiliares podem encontrar estudos e análises que contribuem na qualidade das decisões”, ressaltou.

 

 

O presidente da Femurn e prefeito de Lagoa Nova, Luciano Silva Santos, também demonstrou entusiasmo com as possibilidades das parcerias da entidade que representa os municípios do Estado e a FIERN. “A Federação dos Municípios é parceria da FIERN. Essa interação e harmonia podem ajudar no desenvolvimento municipal em nosso Estado. Então, é importante o diálogo permanente entre o presidente das Federações dos Municípios e das Indústrias. Isso é muito positivo para as cidades e para o Rio Grande do Norte”, destacou.

 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Jales, também participou da solenidade e apontou a necessidade de gestores públicos atualizarem as administrações e a eficácia das políticas públicas.

 

Texto: Aldemar Freire