Em reunião da diretoria, presidente da FIERN destaca atuação do MAIS RN em parcerias com instituições

30/09/2022   19h38

Os trabalhos desenvolvidos pelo MAIS RN e a ideia de ampliar a prestação desse serviço foram apresentados durante a reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) nesta sexta-feira (30), na Casa da Indústria. O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância do MAIS RN, que é o núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da Federação, no mapeamento de oportunidades e ressaltou o trabalho em conjunto com demais instituições do Estado. “São dezoito instituições parceiras do MAIS RN com oportunidades compartilhadas”, declarou.

O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no RN, Juan Saavedra, disse que tinha recebido a missão do presidente da FIERN de auxiliar na consolidação de parcerias de prestação de serviços do MAIS RN. Ele lembrou do surgimento de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para a produção de uma Agenda do Desenvolvimento a ser entregue aos candidatos nas eleições deste ano.

Para o coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, esse acordo com o CREA “é um marco histórico porque o Mais RN passou a ser um prestador de serviço”. Segundo ele, a natureza dessa parceria é extremamente importante. “Ninguém se compromete na realização de alguma coisa que não tenha participado do seu planejamento”, afirmou.

O gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, informou que foram dois meses de trabalho com mais de 100 entrevistas e 12 horas de material coletado para a produção da Agenda contratada pelo CREA. “Foi muito trabalho e isso rendeu também elogios daqueles que receberam o documento”, comentou.

A presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa agradeceu a parceria com a FIERN e elogiou a equipe do IEL. “Extremamente competente em captar o que a gente queria. Não é simples construir uma agenda assim”, disse.

Ela frisou que a ideia do documento é deixar um marco no desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A reunião da diretoria também contou com a presença de gestores e colaboradores da Federação.

Instituto
A reunião da Diretoria da FIERN contou com uma apresentação do diretor do Instituto Conectar, Maurício Garcia, que realizou a pesquisa encomendada pela FIERN a respeito das intenções de voto para as Eleições 2022. Durante a exposição, ele apresentou o detalhamento da pesquisa citando informações como metodologia, técnica de definição da amostragem. Ainda em sua fala, explicou a respeito de algumas técnicas usadas para a consolidação dos dados como cruzamentos por renda, gênero, idade e intenção de voto por região.

Maurício Garcia também apresentou diversas análises técnicas a partir do grau de rejeição de cada candidato e de suas definições de voto, fazendo diversos cruzamentos entre as preferências do eleitor, relacionando com as candidaturas a presidente, governador e senador.

O diretor da Conectar também respondeu a perguntas dos diretores da FIERN sobre critérios técnicos de realização da pesquisa e fez análise a pedido dos presentes na reunião.