Emprego fica negativo em janeiro no RN, mas indústria tem saldo positivo

17/03/2023   10h10

 

O emprego com carteira registrou saldo negativo de -24 vagas no mês de janeiro no Rio Grande do Norte, segundo monitoramento do Novo CAGED. Tal volume resultou da diferença entre 15.546 admissões e 15.570 desligamentos. O impacto no total (estoque) de empregados com vínculos na CLT foi de apenas -0,01%.

 

Entre os grandes setores, apenas Serviços e Indústria assinalaram saldos positivos, enquanto Agropecuária e Comércio fecharam no vermelho. Nos Serviços, com +670 vagas abertas, os destaques foram as atividades ligadas ao turismo e as administrativas e serviços relacionados, como os de arquitetura e engenharia, de contabilidade e auditoria.

 

O conjunto da indústria apresentou saldo de +306 vagas.

 

Por outro lado, a Agropecuária, por efeito sazonal, cortou -825 vínculos, devido a finalização da safra de melões e de outras culturas; o Comércio cortou -175 vagas, concentradas na modalidade varejo.

 

É importante chamar a atenção de que, apesar de negativo, o saldo total de vagas de janeiro (-24) foi mais favorável do que o do mesmo mês do ano anterior (-2.412), quando a economia, e, por conseguinte, o emprego, estavam sob influência, da diminuição nos repasses do auxílio emergencial, assim como do contágio e restrições decorrentes da variante Ômicron, da Covid-19.

 

Nos 12 meses finalizados em janeiro, a estimativa do Novo CAGED é de que +23.709 vagas com carteira tenham sido criadas em todas as atividades no estado.

 

Confira a íntegra da pesquisa no link abaixo:

 

https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Novo%20CAGED_Janeiro_2023.pdf