Empresária Conceição Tavares será primeira mulher potiguar a receber Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI

9/12/2022   11h12

A empresária Maria da Conceição Tavares será a primeira mulher do Rio Grande do Norte a receber a Medalha do Mérito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a segunda nordestina homenageada com a honraria. Em abril deste ano, a CNI aprovou a entrega da Medalha à empresária potiguar, presidente do Sindicato de Material e Laminados Plásticos do RN (Sindiplast-RN) e uma das vice-presidentes da FIERN.

A Medalha da Ordem do Mérito Industrial é a mais alta honraria aos empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria nacional e para o crescimento sustentado da economia brasileira. Entre os empresários potiguares que já receberam a honraria estão Nevaldo Rocha, Orlando Gadelha Simas, José Nilson de Sá, Walter Byron Dore, Fernando Bezerra e Antônio Leite Jales. A primeira mulher do Nordeste a receber a comenda da CNI foi a cearense Yolanda Pontes Vidal Queiroz, em 2007.

“É uma homenagem muito honrosa e relevante. Recebi a notícia como um reconhecimento não só à dedicação à indústria e ao setor de nossa atividade, mas também como uma forma de homenagear a atividade empresarial no Rio Grande do Norte e as mulheres que estão empenhadas em empreender e contribuir para à atividade produtiva e empresarial”, declara Conceição Tavares.

A entrega da Medalha a Conceição Tavares acontecerá na próxima quarta-feira (14), em evento no Versailles Recepções, em cerimônia restrita à Diretoria da FIERN.

Na ocasião, também será entregue a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore — principal homenagem prestada como reconhecimento a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, trabalho para o desenvolvimento da indústria e em defesa da livre iniciativa no Rio Grande do Norte. Serão homenageados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Bryon Dore os empresários Roberto Pinto Serquiz Elias, Marcelo Caetano Rosado Maia Batista, João Antônio Coutinho da Motta, Ricardo Rodrigues Savini, Ednaldo Mendonça Barreto e Camilo Garcia Dantas (in memoriam).

Atualmente, Conceição Tavares ocupa uma das vice-presidências da FIERN e preside o Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Estado do Rio Grande do Norte – Sindiplast.

Junto com o esposo fundou a Iplan Indústria de Plásticos Andrea, localizada em Parnamirim. A empresa é pioneira no estado na fabricação de mangueira de irrigação. Hoje, produz também para a área da construção civil. Ela dirige a Iplantec. Durante sua gestão o Sindiplast/RN se associou à Associação Brasileira da Indústria do Plástico.

A empresária já foi homenageada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), agraciada com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, concedida pela FIERN, em 2018. E recebeu o título de Cidadã Parnamirinense.