O empresário Ney Robson Alves assumiu a presidência da Comissão Temática das Micro e Pequenas Empresas da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (COMPEM-FIERN). Ele sucede a gestão do industrial e diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, que segue na comissão representando o Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem do Café do RN (SINDICAFÉ), do qual é presidente.
Em reunião realizada no Espaço de Desenvolvimento Industrial da Casa da Indústria, nesta quarta-feira (6), Ney Robson recebeu os novos membros da COMPEM-FIERN e falou sobre o planejamento para os trabalhos da comissão. “Vamos construir pontes, ideias e conexões para impulsionar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas [MPEs]. A amplitude do que temos para buscar é enorme, então vou conversar com as instituições que possam somar aos resultados que procuramos”, afirma Ney Robson, que é também presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Rio Grande do Norte (SINDMÓVEIS-RN).
“Agradeço ao presidente da FIERN, Roberto Serquiz, pela oportunidade e também ao presidente Heyder Dantas pelo esforço e trabalho realizado ao longo dos últimos anos”, completa Ney Robson.
O presidente da FIERN compareceu à reunião da COMPEM e ressaltou a importância da comissão. “As MPEs são a grande maioria das empresas no Brasil, inclusive são 98% das empresas do Rio Grande do Norte, então os debates da COMPEM são fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado”, comenta. “O presidente Ney Robson respira o universo das MPEs no dia a dia e tenho certeza que fará um grande trabalho na comissão”, acrescenta Serquiz.
Já o presidente do SINDICAFÉ, Heyder Dantas, agradeceu pelos anos à frente da comissão e desejou um trabalho de sucesso para o novo presidente. “É um trabalho que temos desenvolvido desde 2006 e nada do que foi construído foi individualmente, mas por várias mãos, então agradeço a todos os conselheiros e colaboradores que nos acompanharam ao longo desses anos”, diz.
“Conseguimos concretizar muitas demandas em diversas pautas, mas ainda há muito a ser conquistado. Tenho certeza que Ney Robson vai desempenhas um bom papel à frente da COMPEM-FIERN vai alcançar um bom resultado”, conclui Heyder Dantas.
Desenvolvimento Industrial e planejamento para a COMPEM
Durante a reunião, a coordenadora executiva de Relacionamento Institucional e com Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, falou sobre o trabalho de desenvolvimento industrial junto às empresas associadas aos sindicatos da Federação e instituições parceira. “Temos a incumbência de levar, inclusive junto às Comissões Temáticas, o desenvolvimento industrial até mesmo para além da FIERN. Queremos dialogar cada vez mais com as instituições para impulsionar o desenvolvimento do estado”, comenta.
Já o coordenador executivo das Comissões Temáticas da FIERN, Ernani Bandeira, fez um balanço dos temas trabalhados ao longo de 2023 e falou sobre o planejamento para 2024 na COMPEM-FIERN. Entre as pautas previstas para serem trabalhadas na comissão, estão Compras governamentais, Crédito/Financiamento, Digitalização e produtividade, Agenda ESG e a Redução da burocracia para MPEs. “Nosso planejamento é contínuo e podemos otimizar ao longo do trabalho para gerar debates que retratem as verdadeiras necessidades das micro e pequenas empresas de todos os segmentos”, explica.
As MPEs no Rio Grande do Norte
Ainda na reunião desta quarta-feira, a gestora de políticas públicas do Observatório da Indústria Mais RN, Suellen Torres, apresentou dados e análises sobre o universo das micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte, com foco nas empresas industriais.
Das 47.481 empresas registradas no RN no Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2021, 46.334 são micro e pequenas empresas, o que representa 97,58%. Além disso, as MPEs representam 40% dos vínculos no estado.
“As MPEs praticamente refletem todo o cenário econômico do RN e do Brasil. Elas representam a totalidade dos empreendimentos em diversos municípios do estado”, destaca Suellen.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud