Empresários da cadeia produtiva de Petróleo e Gás do Espírito Santo visitam Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN

4/07/2022   20h24


Um grupo de empresários dos setores Metalmecânico e de Petróleo e Gás do Espírito Santo realizou uma visita técnica ao Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, nesta segunda-feira (4). A comitiva foi recebida pelo Diretor do SENAI-RN, Rodrigo Diniz de Mello, que apresentou a história e funcionamento do HIT, como também a infraestrutura do Hub.

Localizado em Natal, o HIT sedia o  Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – Instituto que pesquisa rotas sustentáveis de produção de hidrogênio há mais de 10 anos e que é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade – e o CTGAS-ER – centro de excelência e coordenador nacional de um projeto em parceria com a entidade alemã de cooperação GIZ, para desenvolver infraestrutura, metodologias e cursos para formação de profissionais que irão atuar na cadeia produtiva do hidrogênio, no país.

Durante a visita, o grupo conheceu os produtos e serviços de ensino, pesquisa e inovação que o HIT produz e oferece. Além disso, a comitiva conheceu os diversos laboratórios ligados à cadeia de fornecimento e produção da indústria do Petróleo e Gás.

O Diretor do SENAI-RN afirmou que “foi um prazer receber o grupo no HIT”. “São nessas oportunidades, em encontro com empresários, que otimizamos, evoluímos e crescemos com nossos serviços”, afirma Mello.

Também diretor do ISI-ER, Mello destacou que a estrutura de Institutos SENAI de Inovação no Brasil “tem a melhor rede de pesquisa aplicada do país”. “Quando somamos esforços, conseguimos atender com muita qualidade” ressalta.

O empresário Manoel Passos, presidente do VPS Group e da Associação Capixaba das Empresas de Serviços de Petróleo (Acespetro) se disse impressionado com a visita. “Cada SENAI tem uma inovação, mas estou impactado com a qualidade e com a paixão dos colaboradores e gestores, bem como as entregas reais que a indústria precisa e o ISI-ER realiza”, afirmou.

Isaias da Silva, consultor na área de energias da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), acompanhou o grupo de empresários e  afirma que “foi muito interessante conhecer a estrutura do ISI-ER”. “Viemos olhar as oportunidades e conhecer o que podemos levar para nosso estado em parceria com esse instituto que é referência nacional na área”, comenta. “O Espírito Santo é um estado que tem muito potencial na área de Gás, bem como estamos estudando, com um mapa eólico elaborado pelo ISI-ER esse setor no nosso estado. A ideia é avançar com esses projetos e desenvolver a indústria capixaba”, completa o consultor.

A visita do grupo de empresários capixabas ao HIT foi organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), que também levará a comitiva ao Mossoró Oil & Gas Expo, maior evento do mercado de Petróleo e Gás onshore do Brasil que acontece entre os dias 5 e 7 de julho.

Durante a programação do evento, o grupo também conhecerá o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) de Mossoró, que é especializado em soluções para a indústria do Petróleo e Gás, como também o Centro de Educação Tecnológica Ítalo Bologna (SENAI CETIB), que atua na formação e qualificação de mão de obra a todos os atores da cadeia de Petróleo e Gás.

Com foco em debater temas importantes sobre a produção e exportação de petróleo extraído em terra e em águas rasas, bem como a cadeia produtiva de bens e serviços do segmento, o evento conta com apoio da FIERN e terá a participação de empresários, especialistas, instituições acadêmicas e entidades de representação do setor. A convenção terá uma vasta programação, com palestras, arenas de negócio e apresentação de projetos inovadores no III Simpósio de Óleo e Gás do Onshore Brasileiro.