Empresários da indústria ficam confiantes na preservação do Proedi após reunião na Presidência da Assembleia

29/10/2019   14h10

Mais de 50 empresários participaram da reunião da presidência da Assembleia Legislativa, em defesa do PROEDI | Foto: João Gilberto/ALRN

Após participaram da reunião na Presidência da Assembleia Legislativa, os empresários da indústria do Rio Grande ficaram confiantes que o Proedi (Programa de Apoio Estímulo ao Desenvolvimento Industrial) terá continuidade sem risco mudanças que criem insegurança jurídica.

“Nós chegamos à conclusão, após a reunião com o presidente [da Assembleia Legislativa], Ezequiel Ferreira de Souza e com os demais deputados, de que os empresários do Rio Grande do Norte, se depender do Proedi, podem dormir tranquilos. Ele assegura que a Assembleia vai garantir a segurança jurídica e os incentivos fiscais vão ser mantidos nos termos que estão no Proedi atualmente”, destacou João Lima, diretor da FIERN e presidente do Sindicato da Indústria Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte.

A reunião teve a participação de mais de 50 empresários e pelo menos doze deputados estaduais. Durante o encontro, foi firmado o compromisso de que não vai prosseguir a tramitação do projeto de decreto legislativo que, se aprovado, iria sustar o Proedi.

Ao mesmo tempo, a Presidência da Assembleia deve conduzir as articulações junto ao governo do Estado para alternativas de possíveis compensações para as prefeituras, se forem constatadas necessidades de alguma medida nesta direção.

“Ele [Ezequiel] vai buscar junto ao governo outra forma de compensar os municípios caso seja necessário. O importante é que Proedi é imexível. O projeto que existe na Casa [de decreto legislativo] está na Comissão de Justiça e não vai andar”, acrescentou João Lima. “Nós enfatizamos que as mudanças no Proedi devem ser esquecidas. O Proedi tem validade, o decreto que está em vigor, e não vai ser modificado”, destacou Lima.

João Lima, que também é vice-presidente da Coteminas, lembrou que esse programa ajuda na competitividade das indústrias locais e na atração de novas empresas para o Rio Grande do Norte. “Portanto, estamos satisfeitos e confiantes [com o resultado da reunião]”.

Diretor Industrial da Guararapes, Jairo Amorim, também fez uma avaliação positiva do encontro na Assembleia Legislativa. “Havia um receio com a possibilidade insegurança jurídica muito grande. Mas, o presidente Ezequiel Ferreira e os demais deputados, entenderam a importância do programa. Mostramos que o Proedi colocou o estado alinhado com o que é concedido em incentivos ficais nos demais estados do Nordeste”, afirmou Jairo Amorim.

Ele ressaltou que, ao entrar em vigor, o Proedi teve repercussão na economia do Estado. A Guararapes, só no mês de outubro, contratou 234 novos funcionários e habilitou quinze nova oficinas de costuras. “Saímos de 61 e hoje estamos com 76 [oficinas habilitadas], que geraram 600 empregos no interior do “Estado”, disse Jairo Amorim.

Diretor da FIERN, Edilson Trindade também elogiou a definição da manutenção do Proedi, ao mesmo tempo em que se busca o diálogo com os municípios. “Com boa vontade na discussão, e de forma transparente, vamos encontrar o caminho do entendimento”, disse.

Também participaram da reunião os diretores da FIERN Edinaldo Barreto, Antônio Leite Jales, Ricardo Valença, além de representantes das indústrias Sterbom, Mineração Serrana, Guararapes, Coteminas, Tapuio, Armil, Casa Grande Mineração, Guararapes, Aquacoco, Nortex, Dore, Coats, Candy Pop, Clan, Condimentos Sadio, Unimetais, Vicunha Têxtil, Chapinha, Mizu Cimentos, Porcellanati e Cristalina.

Entre os deputados estaduais que participaram da reunião, além do presidente da Assembleia, estiveram Gustavo Carvalho, Tomba Faria, Cristiane Dantas, Ubaldo Fernandes, Getúlio Rego, Nélter Queiroz, Francisco do PT, Coronel Azevedo, Hermano Morais, Souza Neto, Raimundo Fernandes, Dr. Bernardo.

Por Aldemar Freire, Jornalista, UNICOM/FIERN