Empresas aproveitam incentivo fiscal oferecido pelo BNB e reinvestem R$ 129 milhões em sua atividade produtiva

14/03/2023   12h41

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou, em 2022, o Banco do Nordeste (BNB) a liberar R$ 128,9 milhões para 58 empresas adquirirem máquinas e equipamentos utilizando recursos que essas pessoas jurídicas iriam pagar em Imposto de Renda (IR). O redirecionamento dos valores faz parte do benefício de Reinvestimento do IR oferecido aos negócios instalados na área da Sudene. Em 2021, a liberação para esse tipo de compra foi de R$ 108,4 milhões.

Pelo benefício, esses empreendimentos podem utilizar até 30% do Imposto de Renda devido, calculado sobre o lucro real, na compra de equipamentos e modernização de seu parque. Com isso, os valores que seriam pagos à Receita Federal podem ser usados pela própria empresa em um projeto de modernização ou aumento de eficiência. Em contrapartida, elas também precisam investir recursos próprios no mesmo projeto, no valor de 50% do imposto a ser reinvestido.

Do valor a ser reinvestido, a organização poderá destinar até 50% para investimento em capital de giro, desde que o percentual restante seja destinado a máquinas e equipamentos novos que façam parte de seu processo produtivo.

Depósitos cresceram 46%
Em 2022, o Banco do Nordeste registrou o total de R$ 721,2 milhões depositados em contas destinadas ao Reinvestimento. O total do mesmo recurso, em 2021, era de R$ 492,2 milhões, o que representa aumento de 46,5%, na comparação entre os anos. Os depósitos são feitos em uma conta no Banco do Nordeste e são remunerados pela taxa Selic até o momento da liberação dos recursos autorizada pela Sudene.

Apenas em janeiro de 2023, o total de depósitos realizados para essa modalidade somou R$ 77,5 milhões. “É importante destacar os impactos do Reinvestimento no desenvolvimento regional, uma vez que a destinação de parte do IR para reinvestir na atividade empresarial poderá gerar empregos e aumentar a renda das regiões contempladas”, afirma a gerente do Ambiente de Distribuição e Suporte de Fundos de Investimento do Banco do Nordeste, Valdiane Pessoa.

Para ter direito ao benefício, essas organizações precisam indicar em sua declaração à Receita Federal a destinação desses valores de imposto a pagar. A utilização dos recursos para a compra de equipamentos depende de aprovação de um projeto executivo submetido à Sudene. Atualmente, o Banco do Nordeste possui 1.009 contas abertas por 430 empresas beneficiárias do Reinvestimento do Imposto de Renda.

Empreendimentos dos setores industrial, agroindustrial, de infraestrutura e turismo instalados na área de atuação da Sudene, que compreende totalmente os estados nordestinos e, parcialmente, os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, podem utilizar o benefício.

Mais informações sobre reinvestimento dos recursos de IR por meio do BNB podem ser obtidas em seção específica do site da instituição, nas agências do Banco do Nordeste, ou pelo telefone 0800 728 3030.

Fonte: Assessoria BNB