Equipe SESI-SENAI P0T1BOT conquista 1º lugar em Feira de Ciências em Macaíba

7/10/2022   16h34

 

A equipe de Robótica SESI/SENAI P0T1BOT, da modalidade FRC, representando a SESI Escola, conquistou o 1° lugar na categoria Trabalho em grupo na Feira de Ciências e Mostras Científicas: A Ciência de Macaíba, que foi realizada nesta semana, no Instituto Santos Dumont – ISD, naquele município.

 

Formada pelos alunos Marcos Aurélio, Maria Eduarda, Débora Gabrielly e Rozianny Freire, sob a orientação dos professores Diego Cavalcante e Tiago Castro, a equipe venceu com o Projeto “P0T1TRIP: Um método de levar o STEAM e a robótica para além da nossa escola”.

 

O professor Diego Cavalcante destacou a participação dos alunos e comentou a respeito do resultado obtido. “Resultado extremamente satisfatório e reflexo de uma longa caminhada da nossa escola no desenvolvimento e acessibilidade da robótica educacional dentro e fora de nossos limites, dando a oportunidade de mais pessoas conhecerem os benefícios dessa metodologia na formação plena dos discentes”, disse.

 

O projeto consiste em levar para ambientes como escolas e comunidades uma palestra com recursos audiovisuais contando um pouco do funcionamento da robótica educacional, os benefícios, modalidades, história da equipe, forma de atuação, dentre outros. “Em seguida, desenvolvemos diversas dinâmicas, com kits makers e de robótica, mostrando na prática como montar e programar um robô, além também de doarmos brinquedos makers para essas comunidades”, comentou.

 

Ele explicou que o projeto é um recorte de uma das diversas atividades desenvolvidas dentro da equipe, que é o projeto denominado Potrip, em que é levado a robótica educacional para escolas e instituições públicas e privadas, tanto do meio urbano, quanto meio rural, com o objetivo de divulgar o STEAM (ciência, tecnologia, matemática e artes), os valores da FIRST (ONG norte-americana que desenvolve e difunde a importância da robótica pelo mundo em parceria com a Lego), os benefícios da robótica educacional. a nossa própria equipe, levando um pouco desse mundo as pessoas de diversos recantos, buscando expira-las e dar novas perspectivas.

 

“Tudo isso com o objetivo de mostrar novas perspectivas, inspirar jovens a estudar e a ingressar no ramo das ciências e tecnologias”, afirmou.

 

Vale lembrar que esta mesma equipe foi vencedora do Team Spirit Award, no Festival Internacional de Robótica. (leia aqui)

 

Integrante da equipe há um ano, o aluno Marcos Vinícius, do 3° ano, declarou que o projeto da P0T1TRIP vai muito além da robótica. “É uma ascensão da equipe no âmbito social, é uma pequena causa que abraçamos para que ainda mais pessoas possam ter as oportunidades que nós temos. A P0T1BOT é uma família que se preocupa com a comunidade, então, sempre que possível, estaremos levando nossa paixão para mais e mais crianças, jovens, adultos e até idosos. Dessa forma, conseguimos inspirar o trabalho de ciência e da tecnologia, do mundo STEAM, para além das nossas vidas”, disse.

 

A Feira de Ciências e Mostras Científicas: A Ciência de Macaíba ocorreu no Instituto Santos Dumont – ISD (Instituto do Cérebro), de terça a quinta-feira desta semana. “O evento é uma excelente oportunidade de jovens estudantes do Ensino Básico e Superior apresentarem projetos científicos desenvolvidos em seus ambientes de estudos e pesquisas, compartilhando conhecimentos e práticas educacionais com a comunidade acadêmica e o público em geral”, comentou o professor.

Sobre a conquista na Feira de Ciências e Mostra Científica no ISD (Instituto Santos Dumont), Diego destacou que mais uma vitória da P0T1BOT. “Receber esse reconhecimento de melhor projeto em grupo foi mais uma forma de ressaltar o quão nos empenhamos e o quanto gostamos de fazer isso. Sempre será uma honra e a meta é continuar crescendo, conquistando cada vez mais espaço no âmbito da científico/da robótica”, concluiu Cavalcante.