Equipe técnica do SESI-RN participa de treinamento sobre eSocial na plataforma SESI Viva+

26/01/2023   17h48

 

A equipe técnica do Serviço Social da Industrial no Rio Grande do Norte (SESI-RN) participou de um treinamento sobre eSocial no sistema S+, nesta quinta-feira (26), com a especialista Luciana Vaz de Oliveira, do SESI-PE. O objetivo do treinamento, que acontece até a sexta-feira (27), é capacitar a equipe do SESI potiguar na prestação de serviços relacionados ao eSocial utilizando a plataforma SESI Viva+.

 

 

A plataforma dispõe de ferramentas inovadoras que não só automatizam os processos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), mas permitem a gestão integrada de saúde e segurança no trabalho.

 

O eSocial é um sistema informatizado da Administração Pública criado para simplificar a prestação de informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, reduzindo a burocracia para as empresas.

 

 

A gerente do Centro de Atividades do SESI Natal, Alice de Carvalho, explica que o eSocial é essencial para as empresas. “Ter os dados sobre saúde e segurança do trabalho atualizados é fundamental para as empresas e a não disponibilização pode gerar consequências para elas”, ressalta. “Nesse sentido, a plataforma S+ do SESI permite uma maior autonomia para as empresas e detalhamento dos dados dos colaboradores. Por isso procuramos o SESI-PE, que é referência nacional na gestão de SST, para promover este treinamento”, completa.

 

Além da equipe técnica, a Unidade de Mercado do Sistema FIERN também participou do treinamento para entender as possibilidades desse sistema para repassar as vantagens para as empresas clientes do SESI-RN.

 

Ainda na temática do eSocial, o SESI-RN, em conjunto ao IEL-RN, promove amanhã (27) o Café com a Indústria, evento que tem o objetivo de fortalecer o setor industrial e suas lideranças. Na programação haverá uma palestra de Lieda Amaral, mestre em Engenharia da Produção e consultora do IEL, sobre o “e-Social – Saúde e Segurança do Trabalho”.

 

Ela vai detalhar informações sobre como deve ser feito, no eSocial, o monitoramento da Saúde do Trabalhador, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), exames complementares, identificação do médico, condições ambientais do trabalho, agentes nocivos, geração e envio de informações do S-2220 e S-2240 e consequências do não envio dos eventos