As equipes de escolas do SESI do Rio Grande do Norte ficaram entre as que tiveram desempenho reconhecido nas premiações do Festival de Educação, no último fim de semana, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Na modalidade “FIRST Robotics Competition” (FRC), a equipe PotiBot, formada pelos alunos da SESI Escola do Rio Grande do Norte, conquistou o prêmio “Team Spirit Award” (Espírito de Equipe). Essa premiação é para a equipe que se destaca pelo entusiasmo e o espírito extraordinários por meio de parcerias excepcionais e trabalho em equipe e promovem os objetivos da FIRST”.
Durante quatro dias, encerrados no sábado (02.03), o pavilhão foi tomado por competições de robótica e exposições voltadas à troca de conhecimento. A programação foi marcada por muita movimentação de torcidas emocionadas e competidores eufóricos.
Outras equipes potiguares também se destacaram. Na Categoria “F1 in Schools”, a equipe potiguar CarcaráLux ficou com o sexto melhor tempo de pista, em uma competição com 51 carros.
Na categoria “FIRST Tech Challenge”, a “SESI BATTECH”, também do Rio Grande do Norte, foi a 11º colocada entre 56 equipes.
O festival ocorreu entre 28 de fevereiro a 2 de março e contou com a participação de quase dois mil competidores e 27,8 mil visitantes. As competições ocorreram nas modalidades de FIRST LEGO League (FLLC), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotic Competition (FRC) e F1 nas Escolas (F1).
Na F1 in Schools, o projeto educacional é organizado pela FÓRMULA 1. O desafio instiga os estudantes a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento.