Escolas do SENAI-RN se reúnem em Natal para discutir avanços em metodologias, avaliações e boas práticas

7/02/2023   11h38

 

O SENAI do Rio Grande do Norte encerra, nesta terça-feira (07), em Natal, a Jornada Pedagógica de Educação Profissional e Tecnológica 2023, reunindo de forma inédita, a partir desta edição, equipes que atuam em todas as escolas da instituição no estado.

 

“É a primeira vez que juntamos pedagogas, instrutoras e instrutoras em uma programação única. Antes, cada Centro fazia a sua jornada separadamente, mas entendemos que ainda existem, no mesmo SENAI, diferenças entre metodologias, formas e etc. Então, vimos que está na hora de evoluir com perfil único, com uma cara única, com as contribuições de toda a equipe e de forma que todos conheçam realmente o que o SENAI tem”, diz o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

 

“O nosso atendimento nos diversos cursos, nas diversas áreas de educação, precisa ser mais homogêneo, pelo melhor. E nesse processo também é preciso que haja integração e relacionamento, é preciso que os professores se conheçam melhor, para que a gente faça uma evolução a partir do conhecimento de todos”, acrescenta.

 

A Jornada Pedagógica é definida pelo diretor como oportunidade para “parar e entender como fazer, cada vez mais, uma educação profissional capaz de melhorar o ambiente industrial e a vida das pessoas”.

 

 

Nesta edição, o evento é realizado no Hub de Inovação e tecnologia do SENAI-RN, em Natal, complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e as escolas do SENAI em Natal: o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em formação profissional para as indústrias de energia e do gás, além de centro de excelência nacional para soluções de educação que estão em desenvolvimento com a Alemanha para o hidrogênio verde – o SENAI/Clóvis Motta, voltado à formação profissional e outros serviços nas áreas de moda e alimentos, e o SENAI/Flávio Azevedo, focado no setor da construção civil.

 

O HIT também engloba um Habitat de Inovação para grandes indústrias e foi escolhido como endereço da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), do SENAI-RN – credenciada em 2022 pelo Ministério da Educação.

 

Programação
A Jornada Pedagógica reúne 111 participantes dos municípios de Natal, Mossoró e Santa Cruz, municípios onde estão localizadas as escolas do SENAI no estado.

 

A programação contou, nesta segunda-feira (06), com apresentação do Analista de Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SENAI, Hugo Nakatani, sobre o Sistema de Avaliação da Educação Profissional do SENAI (SAEP) – uma avaliação anual dos alunos em fase de conclusão de cursos técnicos, que serve de base para indicadores nacionais sobre a qualidade do ensino técnico.

 

Já o Especialista de Desenvolvimento Industrial também do Departamento Nacional, Nelson Massaia, abordou a Metodologia SENAI de Educação Profissional, com a ideia, segundo a coordenadora de educação do HIT, Rubia Lahm, de fazer um alinhamento para que toda a equipe consiga aplicá-la da melhor forma.

 

O primeiro dia também contou com aula de ginástica laboral para a equipe, promovida pelo SESI, instituição que, assim como o SENAI, faz parte do Sistema FIERN.

 

Nesta terça-feira, discussões sobre novos projetos e boas práticas escolares estão entre as que estão sendo travadas. “Conhecer boas práticas que outras escolas estão desenvolvendo, participar de críticas e discussões sobre a metodologia do processo, influencia o planejamento de cada um para suas turmas. São atividades que funcionam como base do planejamento e também inspiram”, diz o diretor do SENAI, Rodrigo Mello.

 

A coordenadora de educação do HIT complementa: “A gente percebe que é importante padronizar nossa forma de ensino e que uma escola pode contribuir com a outra. Por isso resolvemos juntar todas e ter esse momento de socializar as boas práticas e para que a gente atue de forma a alcançar resultados cada vez melhores”.

 

Ainda nesta semana, nos dias 08 e 09, o SENAI-RN participa da 7ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Departamento Nacional do SENAI, com transmissão pelo YouTube para toda a rede da instituição no Brasil.

 

Sobre o SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CETFA (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás. A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG). Apenas no RN, os serviços oferecidos alcançaram, entre janeiro e setembro de 2022, indústrias, instituições e profissionais de aproximadamente 156 municípios, ou seja, de 93% do território potiguar.