Estagiários do Cadastro Único participam de evento na Casa da Indústria

10/02/2023   14h37

 

Noventa estudantes do curso de Serviço Social desenvolvem atividades de estágios no setor de Cadastro Único da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), por intermédio de parceria com o Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte (IEL-RN). Eles estiveram nesta sexta-feira (10), no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, sede da FIERN, onde participaram de uma programação na qual receberam orientações sobre as atividades da Secretaria, a aprendizagem nesta etapa de suas trajetórias de formação, como também sobre a legislação que regulamenta o contrato dos estagiários com as empresas e instituições.

 

A parceria entre a SEMTAS e o IEL-RN também engloba a seleção e acompanhamento de estágios para trinta alunos do Ensino Médio e outros trinta do curso de Nutrição, o que soma 150 estagiários na Secretaria Municipal por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte.

 

“Atualmente, essa é uma das maiores parcerias do IEL-RN”, destacou o superintendente do IEL-RN, Juan Felipe Saavedra de Medeiros. Ele afirmou também que os estagiários terão uma vivência relevante ao conheceram, em uma atividade prática, a relevância de sua profissão.

 

A secretária da SEMTAS, Ana Valda Galvão, também citou a oportunidade de aprendizagem dos estagiários no Cadastro Único –  instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que os governos conheçam a realidade socioeconômica dessa população, com registro de informações como residência, escolaridade, situação de trabalho e renda.

 

“Para os estagiários, é uma experiência enriquecedora que será muito válida e proveitosa para a atuação enquanto profissional do serviço social. Então, sejam bem-vindos os que iniciam agora e os que já estavam, continuem com a mesma dedicação”, disse a secretária.

 

O diretor do Departamento de Proteção Social Básica da SEMTAS, Cristiano Manuel, informa que, na atuação no Cadastro Único, os estagiários serão entrevistadores em um dos 14 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) que estão instalados em diversas regiões de Natal.

 

Essas entrevistas são feitas sempre que alguém procura um CRAS e pede para ser inserido ou uma atualização de identificação do cadastro, que é necessário para receber benefícios como o Auxílio Brasil, cesta básica do município e outras assistências sociais de órgãos públicos.

 

Para Cristiano Manoel, a seleção e acompanhamento do IEL-RN dos estagiários que atuam neste cadastro único é fundamental. “Não estamos apenas contratando um estagiário de qualquer maneira. Temos uma instituição, como o IEL, que assegura a contratação dentro das normativas legais para não termos problemas nem fazermos algo que não estava previsto em lei”, diz. Ele aponta também a orientação e o acompanhamento. “Tudo isso é relevante, porque esses estagiários estão em uma área que é importante, daí também fazermos essa integração com o IEL”, acrescentou.

 

Os alunos também ficaram motivados com a programação na Casa da Indústria. Estudante do penúltimo período do curso de Serviço Social na UFRN, Fernanda Soares, está no estágio na SEMTAS, por intermédio do IEL, deste janeiro de 2022. Ela participou da programação nesta sexta-feira no auditório da FIERN e fez uma avaliação positiva do estágio.

 

“Tive o apoio necessário do IEL e várias vivências que serão úteis e importantes para mim enquanto futura assistente social. Cresci muito academicamente profissionalmente”, comentou.

 

Coube a André Cristiano Pereira, gerente de Estágio do IEL-RN, uma apresentação sobre a legislação que regulamenta os contratos e como essa etapa na trajetória dos estudantes pode ser melhor aproveitada. “O estágio é uma oportunidade e pode ter protagonismo, é uma vitrine para o futuro profissional”, comentou. A programação incluiu também ginástica laboral e uma palestra de psicólogos da SEMTAS.