Estudo de impactos da cobrança pelo uso de água bruta na indústria do RN será elaborado pela FIERN

27/04/2023   18h35

A diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (27), para a sua 3a reunião ordinária, que contou com a palestra “Apresentação do Plano de Trabalho para realização de estudo da proposta de Regulamentação – através de Decreto Estadual – da Cobrança pelo Uso da Água Bruta, prevista na Lei Estadual nº 6.908/96, art. 4º Inciso IV”.

 

O tema foi abordado pela advogada especialista em Gestão Ambiental Letícia Pereira Von Sohsten e pelo economista, José Mairton Figueiredo de França. Eles são da empresa de consultoria contratada para fazer um estudo de impacto da cobrança de água na indústria do RN.

 

 

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, ressaltou a preocupação da Federação com o tema e lembrou que a ideia é a construção de um documento para o setor produtivo entregar ao governo.

 

Ele frisou que a Federação sai na frente ao propor esse estudo técnico acerca da viabilidade e impactos da cobrança pelo uso da água bruta no setor. “Haverá uma discussão desse assunto e nós estamos nos preparando em cima de informações técnicas”, disse.

 

O diretor primeiro-tesoureiro, Roberto Serquiz, recordou a reunião realizada com presidentes de sindicatos em que houve um primeiro debate a respeito desse assunto (leia aqui). “A consultoria é para fazer a análise das demandas dos sindicatos da Indústria potiguar e apresentar um estudo viável para cada segmento”, disse.

 

Serquiz destacou a atuação da Federação na defesa dos interesses na área ambiental sempre fundamentando em balizamentos técnicos. “O valor dessa taxa foi arbitrariamente definido sem um estudo que desse garantia”, comentou. Além disso, ele pediu o envolvimento das lideranças sindicais no fornecimento das informações para a consultoria.

 

Com experiência em Gestão Empresarial, Letícia Von Sohsten comentou que não houve um critério de valoração por parte do Estado quanto à essa cobrança. “Há riscos em comprometer o setor industrial”, alertou.

 

Durante sua apresentação, ela mostrou que a proposta do governo não atende ao critério de “condições socioeconômicas do usuário” e taxou em R$ 0,45 por m3 (metro cúbico) de água. Além disso, mostrou outros dois pontos da proposta do governo que preocupam: “Inviabiliza definitivamente algumas atividades em razão da impossibilidade de internalização de mais um ônus e a perda de competitividade com outros estados, especialmente do Nordeste”, explica ela.

 

 

Ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mairton França apresentou os métodos a serem usados no levantamento de informações junto aos sindicatos filiados para a produção do documento objeto da consultoria contratada pela FIERN. “É um plano de trabalho com duração de três meses até ser finalizado”, informou.

 

No encerramento, o presidente Amaro destacou a importância da colaboração dos sindicatos para ajudar a consultoria a obter as informações dr forma que o documento seja elaborado e entregue até julho.

 

Ex-presidente do Sinduscon Mossoró é homenageado

 

Durante a reunião da Diretoria da FIERN, o presidente Amaro Sales prestou homenagem ao empresário Nilson Weber Siqueira Chaves pelos serviços prestados na defesa dos interesses e desenvolvimento da indústria potiguar.

 

 

Ele foi cofundador do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mossoró (Sinduscon) e também o primeiro presidente da instituição.

 

Amaro Sales destacou o trabalho e dedicação de Nilson Weber não só à frente de suas empresas como também na atuação sindical. “Inclusive, isso passou de pai para filho. Hoje, um dos seus é quem preside o Sinduscon”, pontuou referindo ao atual presidente da entidade, Pedro da Escóssia.

 

Ao receber a placa com a homenagem, Nilson Weber se disse surpreso, agradeceu o reconhecimento e lembrou de algumas histórias ao longo de anos. “Não são dias, nem meses. São anos de trabalho e também de grandes amizades construídas”, disse.

 

Ainda em sua fala, o homenageado lembrou do apoio da FIERN com Mossoró e a importância da Federação para o empresariado. “Essa casa é nossa”, concluiu.