Etapa regional do Torneio SESI de Robótica acontece no próximo dia 10 no SESI Clube Natal

7/02/2023   10h52

 

O SESI Clube vai sediar, no próximo dia 10 de fevereiro, a etapa regional do Torneio SESI de Robótica da FIRST LEGO League (FLL). As competições de robótica FLL são realizadas, mundialmente, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST). No Brasil, o SESI Nacional é o operador oficial das competições FIRST.

 

O torneio vai reunir 18 equipes com estudantes de 9 a 16 anos. Das equipes inscritas, nove são da rede SESI Escola RN, três da rede pública e seis da rede privada, vindas de Natal, São Gonçalo do Amarante, Macau, Mossoró, Baía Formosa, e dos estados da Paraíba e do Ceará.

 

Para os competidores da FLL, a nova temporada tem como temática “Super Powered”, focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia. A Super Powered desafia os competidores a explorarem de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. As equipes da FLL vão colocar sua criatividade superpoderosa para pensar um futuro energético inovador.

 

“A expectativa é que as equipes possam desenvolver projetos inovadores referentes ao tema da temporada ‘Super Powered’. Além disso, será um dia de muita tecnologia e inovação, com robôs de todos os modelos competindo em busca da maior pontuação na mesa de competição, será um dia de as equipes celebrarem os valores da competição e todo trabalho realizado”, comenta Anderson Vieira, diretor da SESI Escola SGA e coordenador do Torneio de Robótica no SESI-RN.

 

Sobre a FLL

 

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada – em 2022, por exemplo, eles foram desafiados a explorarem o futuro do transporte e logística de pacotes e mercadorias com a “Cargo Connect”.

 

Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

 

Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos.

 

A categoria Challenge da FIRST LEGO League é operacionalizada, no Brasil, pelo SESI, desde 2004.