Evento celebra 200 anos da Independência do Brasil com palestra de Cristovam Buarque nesta quinta-feira (1)

1/12/2022   13h09

Como celebração aos 200 anos de Independência do Brasil, um evento cultura será realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e o Serviço Social da Indústria no RN (SESI-RN), nesta quinta-feira (1), no Solar Bela Vista, em Natal.

 

Na ocasião, acontece a palestra do escritor e professor emérito da Universidade de Brasília, Cristovam Buarque, curador do livro “200 anos de Independência: a Indústria e o Futuro do Brasil”. A solenidade, com participação restrita a diretores do Sistema FIERN e convidados, acontece a partir das 19h.

 

O livro foi lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em setembro deste ano. O jornalista da CNI José Edward Lima, responsável pela pesquisa e edição do livro, também participa do encontro.

 

Cristovam Buarque, que já foi senador, ministro da Educação e governador do Distrito Federal, é responsável, ainda, por análises curtas de cada um dos textos e por um ensaio na parte final da publicação.

 

“Em parceria com profissionais da CNI, selecionamos os nomes de todos esses especialistas. Ainda era fim de pandemia. Alguns não puderam comparecer presencialmente, mas conseguimos fazer todas as conferências com nomes de altíssimo nível, como o ex-presidente da República Michel Temer, cujo texto abre o livro”, relatou Cristovam, durante a solenidade de lançamento do livro, realizada pela CNI em Brasília.

 

A publicação surgiu com o propósito de contribuir para as reflexões em torno do bicentenário da Independência, celebrado neste ano de 2022. Questões como qual nação foi construída nos dois séculos de Independência, em qual estágio político, econômico, social e ecológico ela está e quais são os desafios para avançar nas próximas décadas são a base do projeto, que contou com uma série de cinco seminários promovidos pela CNI, que deram origem ao livro.

 

Dividida em cinco capítulos, a obra é composta por 22 artigos, que resumem as principais reflexões feitas por especialistas e lideranças políticas e empresariais que debateram sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do país.