Evento do SINDIPESCA-RN destaca avanços tecnológicos em pinturas para embarcações

19/04/2024   11h12

O Sindicato da Indústria de Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN) realizou, na quinta-feira (18), o 1º Workshop de Inovação Tecnológica em Preparo de Superfície para Pintura e Tintas de Alto Desempenho Anticorrosivo. O evento, direcionado a empresas associadas e não associadas ao SINDIPESCA-RN, ocorreu no Hub de Inovação Tecnológica (HIT) do SENAI-RN, em Natal, e contou também com a participação de colaboradores do setor salineiro do estado.

Durante o workshop, Dirk Pohlmann, diretor da Montipower Brasil, ministrou a palestra “Uma nova geração de tratamento da superfície de aço carbono”, enquanto Gustavo Gomes, gerente técnico da International/AkzoNobel, abordou o tema “Revestimentos para a proteção de ativos na indústria naval”. O diretor regional do SENAI-RN, também participou do evento.

O presidente do SINDIPESCA-RN, Gabriel Calzavara, destacou que o objetivo do evento foi apresentar iniciativas inovadoras e capacitar os colaboradores. “Nossa intenção foi aproximar a mão de obra dos serviços oferecidos pelo SENAI e atualizar nossos colaboradores com as mais recentes inovações”, afirmou Calzavara, que adiantou planos para mais eventos nos próximos meses.

O workshop, promovido pelo sindicato da indústria da pesca, contou com o apoio da Disbec, empresa especializada em tinturas e preparação de superfícies para embarcações. Luciano Bechara, diretor da Disbec, destacou que o evento proporcionou conhecimento sobre conteúdos inovadores no setor.

Luciano Bechara também ressaltou o dinamismo da economia potiguar, destacando a liderança em energias renováveis e a forte produção de sal. “O RN é o maior produtor de sal, com uma movimentação marítima significativa e forte produção de petróleo, demandando proteção de ativos de longo prazo em toda a cadeia industrial”, acrescentou.

Gustavo Gomes, gerente técnico da AkzoNobel e um dos palestrantes, mencionou que as soluções apresentadas já são utilizadas globalmente. “Trouxemos para o evento soluções já consagradas internacionalmente e disponíveis em nosso mercado”, explicou Gomes.

Confira imagens: