Exportações do RN crescem 25,4% em janeiro de 2023, aponta Centro Internacional de Negócios da FIERN

10/02/2023   16h01

O ano começou com bons números nas exportações do Rio Grande do Norte totalizando US$ 76.188.255,00, o que representa um aumento de 25.4% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período de 2022. É o que mostra o levantamento feito pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (CIN-FIERN).

 

De acordo com o CIN/FIERN, os principais produtos exportados no mês foram o diesel marítimo (+46,5%), melões (+34,9%), melancias, sal e pedras preciosas e semipreciosas.

 

Retirando o diesel marítimo, o crescimento foi de 19,1%. Comparado com dezembro do ano passado, janeiro de 2023 teve uma queda de 15,8%.

Já os principais mercados de destino das mercadorias exportadas do RN em janeiro foram Singapura, Países Baixos, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido.

 

“Entre principais produtos e mercados, basicamente repetem as tendências de 2022, com pequenas alternâncias entre os principais produtos exportados”, explica o responsável técnico pelo CIN/FIERN, Luiz Henrique Guedes.

 

As importações de janeiro deste ano foram 53,2% menores em relação a janeiro de 2022. O trigo foi como principal produto importado, representando 26,6% do total.

 

O restante foi bastante espalhado entre máquinas e equipamentos diversos, fertilizantes, embalagens e uma grande quantidade de outros itens e insumos industriais.

 

“Chama a atenção que não houve ocorrência de registro de equipamentos para produção de energia eólica e solar, que foram muito presentes em 2022”, avalia Guedes.

 

Com o aumento das exportações e redução nas importações, explica ele, houve um crescimento no saldo comercial de 253,6% e a corrente de comércio ficou 7,5% menor que em janeiro anterior.

 

“Vale ressaltar que esse é um recorte de um primeiro período, não sendo ainda possível estabelecer previsões para o ano de 2023”, conclui o responsável técnico do CIN.