Exportações do RN recuam 27,5% no primeiro quadrimestre de 2023, mostra CIN/FIERN

10/05/2023   10h16

 

As exportações do Rio Grande do Norte de janeiro a abril deste ano foram 27,5% menores na comparação com igual período do ano passado. Os dados são do levantamento Balanço do Comércio Exterior do RN, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (CIN-FIERN) divulgados, nesta quarta-feira (10).

 

“Há acontecimentos atuais que interferem no comércio exterior, como a inflação alta na Europa, a guerra na Ucrânia por exemplo. São muitos produtos, então é difícil apontar um fator específico para a queda”, diz Luiz Henrique Guedes, responsável técnico pelo CIN-FIERN.

 

Os números apontam que fuel oil, melões, melancias, tecidos de algodão e peixes foram os produtos com maiores valores exportados respectivamente. “Excluindo-se o valor do ‘fuel oil’ (diesel marítimo), o quadro muda e as exportações somam crescimento de 4,1% no primeiro quadrimestre”, explica.

 

No que se refere ao setor da fruticultura houve um crescimento. Embora com crescimento positivo de 22,6% em valor, atingindo USD 43.2 milhões, as exportações de melões tiveram redução de 5,4% no peso entre janeiro e abril.

Já em relação à safra iniciada em agosto do ano passado, praticamente concluída em abril, a redução nos valores exportados do melão foi de 0,7% e de 18,3 no peso total embarcado. “As exportações de melancias indicam semelhante redução no peso, mas um crescimento de 8,1% no valor”, acrescenta Luiz Henrique.

 

Apesar dos números, o setor da fruticultura é bastante consolidado e tende a crescer. “Desde o início das exportações que o melão é um produto que se destaca. Ao lado dele a melancia. Quem produz melão, produz melancia, e ambos os produtos seguem para os mesmos destinos, que são Inglaterra, Holanda, Espanha, países europeus”, destaca.

 

No montante, as exportações de abril deste ano foram 16,3% maiores que em abril de 2022. Fuel oil, melões, tecidos de algodão, peixes e mamões foram os produtos com maiores valores exportados no mês.

 

Fechando os números, as importações do Rio Grande do Norte apontam redução de 26,8%, com trigo, partes de geradores eólicos, coque de petróleo e células fotovoltaicas aparecendo como os principais itens importados até abril”, diz o responsável técnico.