FIERN 70 anos: FIERN completa aniversário e colaboradores celebram com registros nas redes

27/02/2023   15h03

Nesta segunda-feira (27), a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) completa 70 anos de fundação. A data marca a eleição da diretoria provisória, em 1953, responsável pela instauração das atividades da FIERN.

Para celebrar a data, foi confeccionada uma camisa e lançada a campanha “Nós somos indústria, nós somos a FIERN”. Os colaboradores das quatro casas que compõem o Sistema FIERN – FIERN, IEL, SESI e SENAI — estão, ao longo dia, tirando e compartilhando fotos nas redes vestindo a camisa comemorativa dos 70 anos da FIERN nas redes sociais, utilizando a hashtag #FIERN70ANOS.

Há 40 anos na FIERN, a gerente da Unidade de Economia e Pesquisa, Sandra Lúcia Barbosa Cavalcanti, destacou que vivenciou diversos períodos de mudança ao longo dos anos na Federação. “Tivemos a mudança política com a redemocratização do país, também teve a junção das Casas que antes funcionavam em outros locais e a partir de 1988 se concentraram na Casa da Indústria. Agora, a principal mudança que vejo é a de digitalização, com a tecnologia”, comentou.

Segundo ela, a pandemia acelerou esse processo. “Houve esse aprofundamento da tecnologia no mundo produtivo”, disse.

Economista e pesquisadora da Unidade, Silvana Maria de Araújo tem 31 anos de Casa – foi estagiária e depois voltou como economista – e também concorda que a tecnologia foi o que mais impactou ao longo desses anos. “É algo que realmente veio para ficar [em referência às mudanças tecnológicas]”, comentou.

Com tantos anos de trabalho na FIERN, elas ainda não pensam em parar de trabalhar. “Estamos no processo de orientar os mais jovens a respeito do trabalho que é desenvolvido aqui na Unidade, para que ele possa ter continuidade. É importante que tudo o que vem sendo plantando seja vislumbrado para o futuro”, disse Sandra.

A ação pode ser conferida no perfil da FIERN nas redes sociais, @sistemafiern.