FIERN 70 anos: Sistema engloba suporte em serviços, gestão, saúde e educação

27/02/2023   14h21

A Federação das Indústrias do estado, junto com o SENAI, SESI e IEL formam o Sistema FIERN no Rio Grande do Norte. Com a missão de promover produtividade e sustentabilidade para a indústria, o Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 1956. Hoje, o SENAI-RN é referência na educação profissional, inovação e soluções tecnológicas.

Exemplo disso é o Hub de Inovação Tecnológica (HIT), complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e as escolas do SENAI em Natal: o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) — principal referência do SENAI no Brasil em formação profissional para as indústrias de energia e do gás, além de centro de excelência nacional para soluções para o hidrogênio verde —, o Centro de Educação em Tecnologias (CET) Clóvis Motta, voltado à formação profissional e outros serviços nas áreas de moda e alimentos, e o CET Flávio Azevedo, focado no setor da construção civil.

O HIT também foi escolhido como endereço da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI) do SENAI-RN, credenciada em 2022, pelo Ministério da Educação.

O trabalho de referência do SENAI ainda está difundido em outras unidades pelo interior do RN, como no Instituto SENAI de Tecnologia (IST), especializado em Petróleo e Gás, e no CET Ítalo Bologna, em Mossoró; o CET Aluísio Bezerra, em Santa Cruz; e o Centro de Unidades Móveis de Formação Profissional Manoel Torres de Araújo, em Caicó.

SESI promove saúde e educação

O Serviço Social da Indústria (SESI) tem, como proposta, garantir a produtividade através de segurança no trabalho, promoção da saúde e educação. Também criado em 1956, o Departamento Regional do SESI lança mão de importantes instrumentos para garantir seu propósito.

A rede SESI Escola, com unidades em São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau oferece educação de qualidade voltada para o mundo moderno, com recursos tecnológicos inéditos e disciplinas como a robótica e empreendedorismo. Já a SESI Clínica, presente em Natal e em Mossoró, garante a prestação de serviços de saúde para trabalhadores da indústria e para a população em geral.

O SESI também tem levado à população carente acesso a educação, cultura e informática por meio as bibliotecas multiuso Indústria do Conhecimento, presente em mais de 30 municípios do estado, e irá atuar na difusão da cultura maker com as unidades SESITEC que serão inauguradas neste semestre, em 12 municípios.

Na cultura, a tradicional SESI Big Band engrandece eventos com repertórios diversos e cativantes. Além disso, no coração da Cidade Alta, em Natal, o histórico SESI Solar Bela Vista se destaca como um importante equipamento cultural para a cidade. O prédio histórico, que foi restaurado no último ano pelo SESI-RN e desponta como espaço para eventos culturais, exposições e é palco do projeto homônimo Solar Bela Vista Cultura, que vai apresentar shows, espetáculos e ações artísticas gratuitas ao longo do ano como parte de uma série de eventos em celebração dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte.

IEL apresenta soluções em gestão

O Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN), instalado em 1970, por sua vez, atua como propulsor do desenvolvimento a partir do estabelecimento de parcerias e promoção de soluções em gestão, inovação e desenvolvimento de carreiras nas indústrias potiguares. É a casa responsável por desenvolver a integração indústria-universidade, articulando interações entre o setor produtivo e as instituições de ensino e pesquisa.

A atuação do IEL-RN consiste em educação empresarial de forma customizada, para a melhoria das competências em gestão das empresas; consultorias empresariais para a promoção da inovação; e inserção de profissionais no mercado de trabalho para desenvolvimento de competências, proporcionando não apenas ganhos em qualidade, mas, sobretudo, aumentos consideráveis na produtividade e rentabilidade do setor produtivo: indústria, comércio e serviços.