FIERN apresenta dados do MAIS RN a consultores que preparam estudo técnico para novo porto do RN

15/03/2023   18h08

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) recebeu um grupo de consultores da Dux Consultoria, contratados pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que estão produzindo um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para uma alternativa de porto comercial para Natal. A comitiva foi recebida pelo diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz. O encontro reuniu, na tarde desta quarta-feira (15), na Casa da Indústria, diretores da Federação, equipe do MAIS RN, representantes da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) e do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne).

Na ocasião, os consultores conheceram as potencialidades do estado que foram apresentadas pelo MAIS RN, que é o núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da Federação. E debateram o projeto do complexo portuário “Porto Potengi” idealizado para ser instalado no Rio Potengi, na margem oposta em que funciona o Porto de Natal, e considerado uma proposta conceitual de logística portuária.

Para o diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, esse foi mais um momento de alimentar com informações e dados de qualidade os consultores que estão desenvolvendo o trabalho de identificação do melhor local para o porto. “É importante essa troca de informações compiladas pelo Mais RN para que possa se ter efetividade no final de todo o trabalho”, disse o presidente eleito da Federação, que toma posse em outubro deste ano.

Segundo Serquiz, há todo um conjunto de informação e dados técnicos, trabalhados e sistematizados pela equipe do Mais RN, que vai colaborar e auxiliar na decisão dos consultores para o estudo a ser produzido.

O coordenador da Dux, Carlos Alberto Nobrega, elogiou os dados apresentados pelo MAIS RN e disse que serão bastante utilizados na produção do documento. “As informações fornecidas pela Federação são de fundamental importância”, concluiu.

Na opinião do primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, a reunião foi uma forma de unir o útil ao agradável. “Temos números e informações que podem abastecer a consultoria e o Cerne. O porto deve contribuir com o desenvolvimento e o escoamento da produção do estado”, declarou.

O diretor do MAIS RN, Marcelo Rosado, ressaltou a importância do encontro com membros da consultoria, do Cerne e da Fetronor. “Temos todo interesse de influenciar o ambiente de negócios do estado para atrair mais investimentos”, afirmou.

Na visão de Rosado, mostrar os dados e as potencialidades que o RN tem faz com que investidores se sintam mais seguros para aproveitar essas oportunidades. “Com os estudos começando a partir da FIERN, há um ganho de tempo e, além disso, há segurança que eles levarão em consideração os dados que são levantados desde 2014 pelo MAIS RN”, disse.

O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN), Gabriel Calzavara, explicou que a FIERN lidera esse processo de informações e citou o Cluster Tecnológico Naval, que tem por objetivo pensar e atuar estrategicamente as ações que utilizam o mar direta ou indiretamente. “É papel da FIERN fornecer a base de informações para assegurar alguns critérios para que possam fazer projetos e análises a respeito do porto”, destacou.

Além disso, lembra Calzavara, o Cluster Naval do RN atua de forma a aproveitar as características que o estado possui de forma a fortalecer investimentos, políticas públicas, legislações e todas as questões e tomadas de decisão que envolvam Economia do Mar.

Coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, frisou que o objetivo do encontro foi de fazer chegar aos consultores as informações. “Apresentamos todo o potencial do Rio Grande do Norte e estamos à disposição para complementar os dados necessários”, comentou.

Já o diretor-presidente do CERNE, Darlan Santos, disse que o estudo técnico contratado pela CNT quer apresentar qual a real situação do Porto de Natal. “É importante o subsídio da FIRN com informações para realizar esse diagnóstico e ter um estudo com maior confiabilidade possível”, frisou.

De acordo com ele, ao final do estudo, o estado vai receber a informação e saber qual tipo de porto e com que características para atender as demandas do RN.

Também participaram da reunião a assessora governamental da CNT, Maria Carolina Noronha, o superintendente da Fetronor, Fernando Cabral, o gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, além de Luiz Eduardo Alves e Irene Nobrega, da Dux Consultoria.