FIERN completa 70 anos com atuação no fortalecimento da indústria potiguar

27/02/2023   14h02

Neste dia 27 de fevereiro, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) completa 70 anos de fundação e de atuação no estímulo e fortalecimento da atividade industrial potiguar. Juntas, as instituições que compõem o Sistema FIERN — a Federação, SENAI, SESI e IEL — promovem entregas que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.

A história da FIERN começou a ser escrita pelo industrial Joaquim Victor de Holanda, primeiro presidente da Federação, que estimulou a discussão sobre a importância de o Rio Grande do Norte ter uma entidade capaz de reunir os sindicatos da indústria.

Então presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do RN, Holanda fundou a Federação junto aos presidentes do Sindicato das Indústrias do Vestuário do RN, Geraldo Sabino de Oliveira; do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Natal, José de Oliveira Lima; do Sindicato da Indústria da Extração do Sal do RN, Renato de Araújo Costa; e do Sindicato das Indústrias de Mecânica e da Reparação de Veículos e Acessórios do RN, Severino Uchôa Correia. Em 14 de dezembro daquele 1953 — outra data de celebração na Federação —, a instituição foi reconhecida com a assinatura da carta sindical.

Atualmente, o Sistema FIERN conta com 30 sindicatos patronais filiados, que são a base da Federação das Indústrias e representam mais de 600 empresas de diversos segmentos industriais. Juntas, essas empresas respondem por cerca de 90% da indústria de transformação do Rio Grande do Norte e 80% das exportações do estado.

Em solenidade que abriu as celebrações pelos 70 anos da FIERN, na última sexta-feira (24), o presidente Amaro Sales de Araújo defendeu a reindustrialização, os potenciais econômicos do estado, como também as oportunidades que surgem para o Rio Grande do Norte.

Na avaliação do presidente, tanto pelas ações de apoio e de estímulo a nível do Governo Federal, com a participação da Petrobras, quanto pelas ações de iniciativa do Governo Estadual, a FIERN espera confirmar, ampliar e consolidar o amplo e próspero caminho do Rio Grande do Norte como maior gerador de energia renovável do país.

“Esta marca do nosso Estado reforça a necessidade de permanecermos em busca da segurança jurídica como condição inegociável para alcançarmos o desenvolvimento que almejamos. Ao lado dela, é preciso se aprovar, efetivamente, uma política industrial que mire a reversão do processo de desindustrialização que preocupa e atinge em cheio a musculatura do nosso gigante Brasil”, acrescentou Amaro.

O evento aconteceu no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, com a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que proferiu palestra magna “Uma visão de futuro: Perspectivas da Petrobras na produção de petróleo e energias renováveis”, reunindo a diretoria da FIERN, autoridades políticas, empresários e convidados.

Segundo Amaro, é preciso priorizar “a força da indústria e a aprovação das reformas estruturantes, tendo à frente a Reforma Tributária”, para que os imensos potenciais do estado não se percam na falta de estrutura e respaldo governamental.

Ele frisou que a FIERN, com 70 anos, tem a condição técnica, a credibilidade necessária, o interesse respaldado pela indústria para participar do pacto ou de qualquer outro ajuste que viabilize programas, projetos, iniciativas em prol do desenvolvimento potiguar.

Durante o evento, o presidente destacou uma série de eventos que serão realizados ao longo do ano no âmbito das comemorações pelo septuagésimo aniversário da Federação. “Ao longo deste ano festivo, iremos realizar uma agenda de eventos envolvendo as quatro entidades do Sistema FIERN para marcar as sete décadas que celebramos”, afirmou Amaro. (Leia mais AQUI)