FIERN concede Medalha do Mérito Walter Byron Dore, dia 14, na Casa da Indústria

10/12/2018   11h27

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) concede a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, aos empresários industriais Pedro Alcântara Rego de Lima, Arimar França (in memoriam), Marcos César Formiga e Ricardo Medeiros. A solenidade de entrega será realizada dia 14 de dezembro, às 20h30, na Casa da Indústria.

Em reconhecimento a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, trabalho para o desenvolvimento industrial e defesa dos interesses da livre empresa, a homenagem é outorgada anualmente aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte.

A comenda, que antes se chamava Medalha do Mérito Industrial Potiguar, passou a se chamar “Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore” em abril de 2014, por proposição do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, como forma de homenagear o industrial pioneiro e também diretor emérito da FIERN, Walter Byron Dore. A proposta foi aprovada à unanimidade durante reunião da Diretoria.

A medalha, na avaliação do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, contribui para a valorização do empreendedorismo e lembra Walter Dore, que construiu uma bonita história como líder da indústria de refrigerantes Dore.

Foram agraciados nos anos anteriores, os empresários João Alves de Lima, Robson Braga, Leônidas Ferreira de Paula, Armando Monteiro, Antônio Leite Jales, Osmundo Faria, Arnaldo Gaspar, Flávio Azevedo, José Brito, Fernando Bezerra, Flávio Rocha, Rogério Marinho e Severino Dantas.

HOMENAGEADOS 2018:

Pedro Lima
Pedro Alcântara Rego de Lima, 54 anos, é natural de São Miguel-RN. Cursou Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM). É presidente do Grupo 3corações e do Conselho de Acionistas da São Miguel Holding Investimentos. Atualmente, o Grupo conta com 25 centros de distribuição pelo país e chegou à liderança do mercado nacional de café. Há mais de 30 anos, Pedro Lima se dedica à construção e condução do Grupo Santa Clara, atual Grupo 3corações. Com participação ativa em diversas associações nacionais e internacionais. Em 2015, foi nomeado Empreendedor do Ano no Brasil pela consultoria EY, e representou o País na premiação internacional World Entrepreneur of the Year, em Mônaco. É um dos embaixadores da Endeavor.

Marcos Formiga
É economista, professor universitário e consultor econômico, graduado pela UFRN e pós-graduado em Economia (ISVE, Roma), na Itália, e em Planejamento Econômico (CEPAL, Santiago), no Chile. Secretário de Planejamento e coordenador-geral do Governo Cortez Pereira e economista do Banco de Desenvolvimento do RN, publicou o Estudo de Desenvolvimento Industrial para o Nordeste (1972). Foi diretor da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) e Prefeito de Natal, além de ser eleito suplente de deputado federal, por duas vezes. Em 2011, assumiu como assessor da Presidência da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, onde coordenou o Projeto Mais RN, em 2014.

Arimar França (in memoriam)
Nasceu em Santana do Matos/RN, em 1943. Foi o primogênito dos 10 filhos de Ana Carpina França e José Luiz de França. Casou-se com Juracy Alves de Oliveira França, com quem teve dois filhos, Rayana e Arimar Filho. Formado em Direito e Administração na UEG – Universidade do Estado da Guanabara, no Rio de Janeiro, período no qual trabalhou na Confederação Nacional do Comércio. Antes dos 28 anos, foi nomeado presidente do BDRN – Banco do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Sua empresa, a PRODUMAR – Exportadora de Produtos do Mar, acaba de completar 48 anos, e está entre as pioneiras na exportação de crustáceos e pescados, bem como na importação de insumos para fomento da produção local.

Ricardo Medeiros
Jovem empreendedor, lidera o grupo C. Medeiros, de empresas no segmento de confecções que, juntas, empregam mais de 500 pessoas nas cidades de São José do Seridó e São Vicente, no Seridó Potiguar. Exerceu a vice-presidência da ASCONF (Associação Seridoense de Confecções) no período de 2015 a 2018. Além de industrial, também é advogado, graduado Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar, com pós-graduação pela Fundação Escola Superior do Ministério Público.