A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) assinou, nesta segunda-feira (16), um acordo de cooperação técnica com a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN). O presidente da FIERN, Amaro Sales, junto ao diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, e gestores executivos do Sistema FIERN, recebeu o presidente da FECAM-RN, Wolney França, e diretores da instituição.
O acordo firmado entre as federações é ancorado no Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, mas também prevê ações conjuntas às quatro casas do Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL. A parceria vai possibilitar a troca de dados e informações entre as instituições para a tomada de decisões.
“O Mais RN é um instrumento importantíssimo para o estado. A partir dele dialogamos com toda a sociedade e construímos o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, comenta o presidente da FIERN. “Essa parceria com a FECAM-RN é mais um passo nessa construção e vai auxiliar os presidentes do Poder Legislativo de todos os municípios na tomada de decisões, com dados e informações sobre a economia”, acrescenta Amaro.
O diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN destacou que o Observatório da Indústria pode contribuir para os municípios desenvolverem as vocações produtivas e estabelecerem planos de ação. “Um tema muito importante para os municípios é a reforma tributária, que pretende encerrar a guerra fiscal e vai fazer valer a vocação de cada município. Por isso, é preciso identificar essas aptidões para trabalhar a mão de obra qualificada dentro dessa capacidade”, aponta Serquiz.
Já o presidente da FECAM-RN agradeceu pela oportunidade de firmar a parceria junto à FIERN e afirmou que o acordo vai trazer benefícios para os municípios potiguares. “Todas as 167 câmaras municipais do Rio Grande do Norte são associadas à federação e o interesse é comum pelo desenvolvimento. Tenho certeza que essa parceria vai ser de grande valia para nossas câmaras”, avalia Wolney.
O Observatório da Indústria Mais RN trabalha frequentemente com o firmamento de ACTs com diversas instituições do estado para o intercâmbio de dados e informações estratégicas. Os documentos são uma forma de proteger e garantir que as informações se mantenham íntegras e resguardadas. Entre os parceiros com acordos em andamento estão universidades, prefeituras, instituições financeiras e secretaria e órgãos ligados aos governos Estadual e Federal.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud