FIERN e FECAM-RN tratam de ações conjuntas e intercâmbio de informações em favor da indústria

1/02/2024   13h20

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu o presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN), vereador Wolney França, na tarde da quarta-feira (31), na Casa da Indústria. A reunião com o parlamentar serviu para debater ações e projetos dentro do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado pela FIERN e pela FECAM, em outubro de 2023, para o fortalecimento da Indústria de Transformação no estado.

 

O acordo firmado entre as Federações é fundamentado no Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, mas também prevê ações conjuntas às quatro casas do Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL.

 

O Observatório da Indústria Mais RN trabalha frequentemente com o firmamento de ACTs com diversas instituições do estado para o intercâmbio de dados e informações estratégicas.

 

 

Para o presidente da FIERN, o diálogo junto às câmaras municipais é de grande importância para a indústria potiguar. “A interação direta com as câmaras municipais é muito importante para encontramos soluções para o impulsionamento da Indústria de Transformação e esse diálogo vai ser facilitado com as ações previstas no ACT. A Federação das Indústrias está aberta para proporcionar dados e informações que auxiliem na tomada de decisões favoráveis ao desenvolvimento”, disse.

 

“Os parlamentos municipais são muito importantes na formulação das legislações que agreguem ao desenvolvimento das diversas regiões do nosso estado. Ao longo dos últimos anos, a Indústria de Transformação passou por um processo de desindustrialização no estado e é preciso de um olhar especial para esse segmento que agrega valor à produção e verticaliza as cadeias produtivas”, acrescenta Serquiz.

 

O presidente da FECAM-RN ressalta que a aproximação entre as instituições vai possibilitar a troca de dados e informações entre as instituições para a tomada de decisões. “O objetivo da FECAM é levar mais oportunidades para os seus filiados bem como para a população de cada município por meio de cursos de capacitação, cooperação técnico-científica entre as Federações, além de pesquisas e atuação na saúde e segurança do trabalho”, comenta.

 

Também participaram da reunião a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa Dias; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; o diretor de operações do SENAI-RN, Klebet Carvalho; os presidentes das Câmaras Municipais de Bodó, Camila Isabelle, e de Pau dos Ferros, José Alves; além da diretora executiva da FECAM, Erineide Sá.